Como promover a proteção de ativos antes que um incêndio comece

As câmeras térmicas atuais fazem mais do que somente ajudar a proteger os perímetros em condições de pouca iluminação: elas também podem ajudar a proteger seus ativos contra incêndios. Se você almeja receber um alerta antes de um incêndio, as câmeras térmicas mais recentes têm o que você precisa: tudo em um dispositivo econômico de última geração.

Incêndios podem ser devastadores para qualquer empresa, podem sair de controle em apenas alguns minutos, devastando propriedades e causando danos que podem interromper as operações por semanas, meses ou até mesmo para sempre.

Estabelecimentos cujas operações apresentam risco especial de incêndio, tais como fábricas, armazéns, edifícios comerciais e entre outros, podem se beneficiar fortemente com a instalação de câmeras térmicas, algumas das quais podem detectar sinais de incêndio muito antes de começar. Mas para empresas de pequeno e médio portes, instalar ou adicionar um sistema de CFTV pode ser um processo caro e complicado.

Portanto, é interessante observar que alguns produtos inovadores no setor de segurança por vídeo estão resolvendo esse problema por meio de soluções proativas. As câmeras de imagem térmica são ideais para prevenção de incêndios, criando um pacote econômico, abrangente e de última geração que é perfeito para pequenas e médias empresas voltadas para eficiência.

Calor: Uma maravilhosa fonte de imagens para tudo
As câmeras inovadoras reconhecem o calor em qualquer nível, mas distinguem quando esse calor aumenta e se torna um risco de incêndio. Os exemplos incluem aparelhos elétricos que atingem temperaturas altas ou pontas de cigarro não apagadas, por exemplo.

As câmeras de imagem térmica utilizam sensores para medir esse calor, traduzindo em imagem a variedade de leituras de temperatura. Com cores contrastantes para níveis de calor, os usuários podem facilmente identificar riscos de incêndio com muito mais clareza do que utilizando uma câmera óptica convencional.

Combater um incêndio antes mesmo de ele começar
Para prevenção de incêndios, câmeras térmicas avançadas detectam temperaturas anormais que sugiram que um incêndio possa estar prestes a começar. Os usuários podem definir um limite máximo de temperatura, desta forma a câmera dispara um alarme se esse limite for atingido, dando às equipes de resposta a oportunidade de evitar o incêndio antes que ele fuja do controle.

Quando não é possível ler a temperatura ou se um incêndio já começou, algumas câmeras térmicas empregam um algoritmo de detecção dinâmica de incêndio para identificar o incêndio ainda em seus estágios iniciais. Isso dispara um alarme. Mas, mais do que isso, a câmera realiza uma panorâmica automática do local, permitindo que os usuários confirmem a origem do alarme e adotem as medidas adequadas, mantendo seus funcionários seguros.

Câmeras de imagem térmica da Hikvision
As câmeras de imagem térmica da Hikvision, líder mundial no fornecimento de soluções e produtos de segurança, estão entre as mais inovadoras e confiáveis do mercado. A câmera turret que conta com rede térmica e óptica, ganhou o Innovative Achievement Award na premiação Detektor International Awards de 2019 na Suécia graças à sua combinação de analíticos inteligentes e tecnologias térmicas e ópticas, oferecendo “uma solução impressionante para detecção precoce e desempenho ideal”.

Ideal para armazéns, museus, centrais de dados e escritórios, as câmeras térmicas da Hikvision são utilizadas por proprietários de pequenas empresas e organizações em todo o mundo que buscam maior eficiência operacional e economia de custos. Em uma instalação de resíduos na Dinamarca, por exemplo, as câmeras térmicas da Hikvision estão auxiliando a identificar incêndios antes que eles fujam do controle.

Sob qualquer circunstância, é altamente recomendável usar as soluções da Hikvision de acordo com as leis e regulamentos locais.

Notícias Relacionadas

Destaque

Axis Communications lança a Axis Cloud Connect

Axis Communications, líder em vídeo de rede, apresenta a Axis Cloud Connect, uma plataforma de nuvem híbrida aberta projetada para…

Destaque

Com gasto anual de R$ 171 bilhões contra a violência, empresas mantêm aquecido o mercado de proteção patrimonial no Brasil

Valor investido no setor privado representa 1,7% do PIB nacional de 2022, segundo o Ipea; Came do Brasil eleva em…

Destaque

PositivoSEG orienta empresas que pretendem investir em segurança eletrônica e não sabem por onde começar

Diretor de IoT, José Ricardo Tobias elenca cinco passos iniciais que vão garantir uma escolha inteligente para proteger os ativos…