Como os drones podem aumentar a segurança do setor de energia?

Instalações de energia, como linhas de transmissão, parques eólicos, refinarias e subestações, são alvos constantes de criminosos, que invadem o local tanto para roubar peças, cabos e equipamentos, como para efetuar vandalismo na propriedade.

Somente no Rio Grande do Norte, o número de furtos de cabos de energia cresceram 448,9% em relação a 2021. Foram mais de 2 mil interrupções de fornecimento de eletricidade provocadas pelos roubos, segundo a Cosern, empresa responsável pela distribuição de energia no estado.

Ações como essa geram prejuízos milionários para as companhias, mas também impactam toda a região que recebe o abastecimento, desde empresas, que precisam parar a sua produtividade devido à falta de energia, como a população como um todo.

Segundo o especialista em segurança Hen Harel, a principal causa do sucesso das invasões realizadas pelos criminosos, é a falta de um monitoramento efetivo nas instalações. “Para prevenir a aproximação de pessoas não autorizadas, é necessário fazer uma segurança com detecção antecipada de alvos. Ao realizar um monitoramento com drones automatizados, por exemplo, a equipe de segurança recebe imagens aéreas de toda a área vigiada, e com analíticos embarcados, o drone consegue detectar invasores e atividades incomuns, podendo realizar uma pronta resposta em segundos.  Por meio de um alto-falante acoplado na aeronave, é possível emitir uma mensagem de alerta, informando ao invasor que ele foi detectado, está sendo monitorado e que a equipe de segurança irá reagir caso ele não saia do local”, explicou Hen Harel.

Além de rondas predeterminadas e missões específicas, o drone também pode ser utilizado para inspeções, como verificar se os procedimentos de segurança estão sendo realizados ou se os funcionários estão utilizando o equipamento de EPI. “Como o drone consegue trazer uma visão que o ser humano não é capaz de ter,  muitas empresas utilizam a solução para fazer inspeções de telhados, aferir temperaturas de equipamentos – com uma câmera térmica embarcada na aeronave e verificar, por meio de analíticos, se os trabalhadores estão seguros e utilizando as proteções individuais corretamente, como capacetes e coletes”, finalizou o especialista.

A Ôguen é uma empresa brasileira que representa com exclusividade fabricantes israelenses inovadores. Por isso, a empresa trouxe para o Brasil a tecnologia de drones automatizados da Easy Aerial. A solução pode ser utilizada para segurança perimetral, monitoramento, vigilância, entre outras possibilidades de aplicação.

Para saber mais sobre as tecnologias disponíveis através da Ôguen, acesse o site da empresa: www.oguen.com ou entre em contato pelo número (11) 9 9676-7297.

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…