Como funciona a segurança em uma cidade inteligente

A insegurança é um dos principais desafios enfrentados por diversas cidades no mundo todo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em 9° posição no ranking mundial da violência de 2018. Em meio a este grande desafio, surge uma tendência de cidade com ideias inovadoras para combater a insegurança: a smart city ou cidade inteligente.

“Já pensou morar em uma cidade que seja sinônimo de segurança sem se preocupar com o uso de cercas elétricas, muros e portões? Quando se fala em cidades inteligentes, todos pensam em tecnologia, mas é a segurança que vem antes de tudo. A segurança de uma cidade inteligente se faz com tecnologia, integração da vizinhança, inclusão social, soluções urbanísticas, espaços compartilhados e ocupação das áreas públicas, gerando pertencimento ao lugar”, explicou Susanna Marchionni, CEO no Brasil da Planet Smart City, empresa líder global em cidades inteligentes a preços acessíveis.

As cidades inteligentes são mais seguras porque adotam diversas soluções inovadoras, que proporcionam ambientes mais harmoniosos. No Brasil, um grande exemplo é a Smart City Laguna, que está localizada na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, e é a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo. Planejada para 25 mil pessoas, em uma área de 330 hectares, a cidade implantou diversas soluções inteligentes na área de segurança, como:

Educação e inclusão social

Por meio do Instituto Planet, que já beneficiou mais de 10 mil pessoas, são promovidos cursos gratuitos para os moradores da Smart City Laguna e à população do entorno. Os cursos são permanentes, como de inglês, informática e empreendedorismo, além de oficinas de artesanato, ilustração digital entre outros. As pessoas da região também têm acesso gratuito ao cinema, biblioteca, academia ao ar livre, playground, Hub de Inovação, coworking e outros espaços. Além de promover inclusão social, tudo isso gera senso de pertencimento.

Planejamento urbano

A cidade implantou o Mix Funcional, um ambiente urbano equilibrado, distribuindo de forma harmoniosa áreas residenciais, comerciais e de serviços. Isso permite que haja presença constante de pessoas em diversos horários, tornando o ambiente mais seguro. E ainda garante que a população tenha facilidade para encontrar bens e serviços perto de casa.

Sistema de videomonitoramento

A presença de câmeras 24 horas em pontos estratégicos visa desestimular ações que ameacem a segurança do cidadão e a integridade dos bens comuns. Os moradores podem acompanhar tudo ao vivo, por meio do aplicativo gratuito da cidade, o Planet App.

Segurança participativa

Por meio de grupos também no Planet App, os moradores estão sempre em contato, monitorando a entrada de pessoas e carros suspeitos. Isso facilita a comunicação entre eles e gera um círculo virtuoso da segurança participativa.

Botão SOS no Planet App

Em caso de emergência, o usuário pode pressionar o botão SOS no Planet App, que envia um alerta com a sua geolocalização para cinco contatos cadastrados.

Rua sem saída

Todas as ruas residenciais são sem saídas, mas no final de cada uma delas foram construídos “balões de retorno”. Essa solução inteligente reduz o tráfego próximo às residências, evita o fluxo de desconhecidos e aumenta a segurança naturalmente.

Vias planejadas

A cidade é planejada para reduzir o trânsito. A avenida central, por exemplo, tem 60 metros de largura, e as ruas secundárias favorecem o fluxo entre os bairros. Já as ruas terciárias, que ficam dentro dos bairros, estimulam baixas velocidades – proporcionando maior segurança.

Cidades mais seguras

“Projetamos e construímos cidades inteligentes para que as pessoas possam passear livremente com sua família pelas ruas e para que seus filhos possam brincar em segurança, independente do horário. Integramos moradores e visitantes às nossas áreas compartilhadas e trabalhamos para criar constantemente senso de pertencimento, engajamento na vida da cidade e ocupação das nossas ruas e espaços de lazer”, destaca Susanna Marchionni.

Todas as soluções inteligentes adotadas na Smart City Laguna foram selecionadas pelo Centro de Competência da Planet Smart City, na Europa, que pesquisa e analisa ideias inovadoras no mundo todo para promover segurança e qualidade de vida para os moradores de seus projetos.

Notícias Relacionadas

Destaque

Grupo Albatroz expande área de tecnologia e lança recursos de registro de ocorrências

Com o objetivo de trazer mais transparência, legitimidade e segurança entre usuários e vigilantes, o Grupo Albatroz traz ao mercado…

Cibersegurança

Ativy anuncia novo Account Manager da unidade de Cyber Security

A Ativy, empresa brasileira de Cloud Computing e serviços de tecnologia da informação, anuncia seu novo Account Manager da unidade…

Segurança Eletrônica

Zenitel lança interfone de vídeo TCIV+

A Zenitel anunciou o lançamento do intercomunicador TCIV+ (Turbine Compact Intercom Video). Combinando o incomparável áudio de alta qualidade da…