Como atua uma empresa de monitoramento inteligente?

O videomonitoramento inteligente é uma grande tendência no mercado de segurança patrimonial. Esse serviço é prestado a empresas de diversos segmentos e portes, como indústrias, shopping centers, universidades, galpões de estoque ou obras. Entender como as empresas especializadas em monitoramento funcionam é importante para que você possa descobrir como esse tipo de solução ajuda o seu negócio.

Como funcionam os serviços de monitoramento inteligente?

Os sistemas de monitoramento inteligente funcionam captando imagem e som dos ambientes monitorados e enviando os dados para um software analítico, que interpreta as informações em busca de ocorrências ou não conformidades. O sistema detecta automaticamente eventos que possam surgir, tais como: invasão de perímetro, aglomeração de pessoas, abandono de objetos, corridas repentinas no ambiente e diversos outros comportamentos fora do padrão.

Quando isso acontece, o software emite um alerta para a equipe de monitoramento, que começa a acompanhar a ocorrência em tempo real e avaliar qual ação deve ser tomada. Essa otimização é essencial para que as equipes envolvidas na segurança possam ter tempo hábil para a tomada de decisão e inibição da ocorrência.

Entre as principais vantagens desse sistema estão a maior agilidade das equipes de segurança, a redução na dependência da ação humana e consequente redução de custos, prevenção de perdas e ganho de eficiência. A seguir, explicamos as características principais de empresas que oferecem esse serviço.

Possuem central de monitoramento remoto

Uma empresa de monitoramento inteligente age a partir da sua central, onde destaca equipes para monitorar os ambientes de seus clientes de forma otimizada e inteligente, permitindo observar os eventos detectados pelo software analítico a distância. Na infraestrutura, também é essencial ter insumos para redundância de internet e rede elétrica.

Além de equipamentos, isso exige também uma equipe especializada para realizar esse tipo de operação, pois é necessário que os operadores tenham treinamento especializado para a gestão de eventos de risco. Geralmente, cada operador fica responsável por monitorar um conjunto de plantas ou parte delas, e atuam em regime de troca de turnos, para que a gestão de eventos possa acontecer 24h por 7 dias da semana.

Foco em monitoramento de eventos

Existe uma diferença considerável entre monitorar imagens e monitorar eventos. O primeiro caso é bastante comum em ambientes monitorados por sistemas sem inteligência e que não possuem sensores ou analíticos de vídeo. Isso gera a necessidade de observação constante das telas de monitoramento em busca de qualquer situação fora da conformidade, deixando a atividade dos operadores bastante cansativa e, por vezes, improdutiva e ineficaz.

A tecnologia de análise de vídeo inteligente quebra esse modelo de monitoramento e traz o foco na detecção de eventos. Assim, o operador passa a olhar para imagem quando uma ocorrência acontece, ao invés da observação ininterrupta e cansativa. Apenas quando o alerta é gerado na central, os operadores entram em ação para averiguar a imagem.

Plano de ação para cada ocorrência

O trabalho eficaz de vigilância por videomonitoramento não acaba quando uma ocorrência é detectada. Afinal, do que adianta ver o que acontece em seu negócio mas não conseguir solucionar da maneira correta?

Para garantir a proteção completa de um local, o ideal é tratar as situações necessárias após observar sua existência. Para que isso ocorra, a empresa deve montar, juntamente ao cliente, um plano de ações padrão a serem tomadas após a identificação de cada evento específico. Neste outro artigo do nosso blog, explicamos detalhadamente o passo a passo para realizar o tratamento de uma ocorrência em nossa central de monitoramento.

Armazenamento de imagens

Uma empresa de monitoramento inteligente tende a ofertar algum serviço de nuvem (própria ou terceirizada) para armazenar as imagens dos eventos do cliente. Isso é bastante interessante, pois isenta o cliente de investimentos em data centers próprios em sua sede, já que todo o trabalho para tratar e armazenar os dados é garantido pela empresa terceirizada. Geralmente, as imagem ficam disponíveis no servidor da empresa de monitoramento por cerca de 30 dias, podendo ser recuperados para averiguações necessários dentro desse período.

Acompanhamento de indicadores

Graças a toda estrutura fornecida pela prestadora, o cliente obtém não apenas tratamentos para situações de risco que venham ocorrer em seu negócio, mas também acesso a diversos relatórios que permitem o acompanhamento da segurança em sua organização.

Relatórios, sites ou aplicativos são disponibilizados para consulta em tempo integral, garantindo conferência de que o serviço está sendo devidamente cumprido. Com isso, a é possível entender as atividades na sua planta de forma prática através de smartphones e tablets, excluindo a constante presença humana para fiscalização do local.

Manutenção de equipamentos de CFTV

Também costumam fazer parte do contrato com a empresa de monitoramento inteligente serviços de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos do circuito de vídeo. Sistemas de disponibilidade são capazes de identificar automaticamente se um dos aparelhos ficar fora do ar e gerar um alerta para a equipe técnica.

Assim, a manutenção das câmeras e sensores garante o funcionamento otimizado de todo o circuito e evita imprevistos e surpresas. Imagine, por exemplo, buscar uma imagem específica no banco de dados e descobrir que ela não existe, pois uma das câmeras apresentou falha técnica no momento que precisava estar gravando. Ao evitar problemas como esse, o monitoramento por vídeo inteligente é mantido em sua máxima eficácia, proporcionando o tratamento proativo de todos os eventos.

Fonte: Grupo Avantia

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