Como as soluções de áudio e vídeo em rede apoiam a evolução das varejistas farmacêuticas

Por Sergio Fukushima, Business Development Manager da Axis Communications

O setor do varejo físico está constantemente à procura de formas de utilizar a tecnologia para enfrentar os seus maiores desafios, especialmente quando confrontado com a crescente concorrência do e-commerce. O setor de varejo farmacêutico não é exceção. Eles foram além da simples distribuição de produtos farmacêuticos para oferecer uma gama de produtos e serviços, incluindo aplicação de vacinas.

À medida que a complexidade e a hibridização destas lojas continuam, é fundamental implementar a tecnologia certa para apoiar as operações, melhorar a segurança e lidar com a prevenção de perdas, apoiando, em última análise, uma experiência positiva na loja.

Da prevenção de perdas ao cumprimento da regulamentação, as farmácias têm necessidades específicas

A natureza cada vez mais polivalente das farmácias exige diferentes tipos de soluções. Tal como acontece com outras lojas de varejo, as soluções de áudio e vídeo em rede ajudam a atingir os objetivos de segurança; seja monitorando e dissuadindo comportamentos antissociais ou agressivos ou alertando a equipe sobre incidentes para poderem facilitar as intervenções das equipes de segurança. Especificamente para prevenção de perdas, é possível usar câmeras equipadas com análises em áreas de checkout, depósitos e saídas para detectar atividades suspeitas.

Devido ao armazenamento e distribuição de medicamentos controlados, é crucial implementar uma monitorização de inventário ainda mais próxima em determinadas áreas da sua farmácia para garantir que os medicamentos são contados e dispensados conforme a regulamentação. Isto também se estende à área de entrega para garantir que os procedimentos corretos sejam seguidos pelas organizações de logística e por aqueles que recebem os produtos farmacêuticos. Auditorias externas de segurança podem ser realizadas em determinados momentos; por isso, é fundamental que os processos corretos estejam em vigor para evitar multas ou interrupções nas negociações.

A experiência do cliente dá às farmácias físicas uma vantagem competitiva

As farmácias tiveram uma jornada interessante. Começando primeiro como lojas dedicadas, onde os clientes podiam comprar medicamentos vendidos sem receita e prescritos, e depois oferecendo serviços como vacinação e monitoramento de saúde. No entanto, muitas farmácias ainda não têm a capacidade de capitalizar as interações pessoais – especialmente com pessoal treinado – que os clientes valorizam. Na verdade, de acordo com um relatório elaborado pela AmerisourceBergen, os farmacêuticos estimam que apenas 10% do seu tempo é gasto aconselhando os clientes.

Olhando mais de perto o ambiente geral da farmácia, fica claro que a complexidade das suas instalações requer uma abordagem tecnológica ligeiramente diferente.

Atendimento ao cliente e privacidade

Do ponto de vista do atendimento ao cliente, implementar a tecnologia certa na loja será fundamental para permitir que a equipe passe um tempo valioso com os clientes. As soluções de áudio e vídeo em rede, incluindo análises, podem ajudar a agilizar os fluxos de trabalho e melhorar a eficiência, como detectar quando alguém está esperando por ajuda e alertar um membro da equipe para atendê-lo rapidamente. Essa atenção imediata pode ajudar a tranquilizar seus clientes. A privacidade dos clientes nas áreas de consulta também é uma preocupação fundamental e a implementação de soluções que protejam a identidade pessoal sem comprometer a segurança irá tranquilizar os compradores.

Dispensários médicos e áreas de entrega

Dentro do dispensário médico, as soluções de controle de acesso gerenciam quais membros da equipe são capazes de abrir armários que armazenam medicamentos controlados ou programados, enquanto trancam outros armários. Ao limitar o acesso às áreas de armazenamento de medicamentos, as farmácias podem reduzir o risco de roubo e perda de inventário, o que pode ser dispendioso. As soluções de controle de acesso também ajudam a rastrear quem está acessando as áreas de armazenamento de medicamentos e quando, o que pode aumentar a responsabilidade e ajudar a impedir o roubo ou o uso indevido de medicamentos.

Em termos de dispensação de medicamentos, isto deve ser feito conforme a legislação local e a tecnologia pode ser utilizada para apoiar a conformidade. Câmeras montadas nessas áreas podem monitorar se a quantidade certa de medicamento foi dispensada de acordo com a prescrição.

Outra área de preocupação é a zona de entrega. Câmeras vestíveis podem ser usadas pela equipe para garantir que os produtos ou medicamentos sejam recebidos e registrados da maneira correta e que os procedimentos sejam seguidos. Isto se torna ainda mais crítico durante uma investigação forense após um incidente.

Segurança e operações

A tecnologia também pode apoiar processos operacionais, como gerenciamento de filas na loja para minimizar a frustração do cliente, monitoramento de prateleiras para alertar a equipe sobre quando um produto está acabando ou análises em áreas de auto-checkout para detectar a não verificação de itens. As informações obtidas a partir dos dados recolhidos sobre o movimento, a ocupação das lojas e os níveis de pessoal também podem informar o seu planejamento futuro.

A segurança e a proteção estarão sempre no topo da sua lista de prioridades e é crucial usar soluções que melhor apoiem a sua equipe. Em primeiro lugar, monitores públicos colocados à entrada da sua farmácia lembrarão os clientes de que estão sendo monitorados, o que pode ajudar a impedir roubos e comportamentos agressivos ou antissociais.

No caso de um incidente, os funcionários precisarão alertar e comunicar-se com as equipes de segurança – no local ou remotamente – para mantê-las atualizadas. Por sua vez, os membros da equipa de segurança podem precisar de transmitir instruções ao pessoal para gerir uma situação em evolução. Soluções com recursos de áudio bidirecional podem apoiar esse diálogo para permitir os melhores resultados.

As farmácias continuarão a expandir a sua oferta

Assim como as lojas de conveniência, as farmácias continuarão a evoluir para oferecer uma gama de serviços aos clientes. Além disso, estes têm necessidades próprias devido aos medicamentos que aí são armazenados e dispensados – o que significa que a segurança e a monitorização são fundamentais.

As soluções de vídeo em rede podem apoiar esses esforços, ajudando a enfrentar a prevenção de perdas, a conformidade com a regulamentação e a criação de uma atmosfera segura. Isso ajudará sua empresa a crescer e permanecer lucrativa nos próximos anos.

Clique aqui para saber mais sobre as soluções da Axis para varejo: https://www.axis.com/pt-br/solutions/retail

Notícias Relacionadas

Destaque

Axis Communications aposta em crescimento contínuo no Brasil

Durante a ISC Las Vegas, tivemos a oportunidade de conversar com Leopoldo Ruiz, Diretor Regional para a América Latina da…

Destaque

Axis lança dispositivo de fusão radar-vídeo para identificar veículos de alta velocidade

A Axis Communications anuncia um dispositivo de fusão radar-vídeo multifuncional projetado para monitoramento de tráfego. Quando combinado com o software…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…