Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente
Por Henrique Braz Rossi
À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações em segurança residencial estão na vanguarda das preocupações dos consumidores. Um dos desenvolvimentos mais significativos neste campo são as fechaduras digitais, que não apenas oferecem conveniência, mas também um nível elevado de segurança que as fechaduras tradicionais não conseguem proporcionar.
Ter uma fechadura digital permite um controle de acesso a sua casa como senhas, biometria (como impressões digitais) ou aplicativos de smartphone. Diferentemente das fechaduras mecânicas tradicionais, que dependem de chaves, as fechaduras digitais oferecem opções mais versáteis e seguras para proteger o lar. Algo relevante e uma grande vantagem para muitos é a eliminação das chaves físicas.
A maioria das fechaduras digitais se integra a sistemas de automação residencial, permitindo que os usuários monitorem quem entra e sai de suas casas em tempo real através de aplicativos. Além disso, é possível conceder ou revogar o acesso a visitantes, tornando a gestão de convidados muito mais fácil.
Segundo relatórios de mercado, o segmento de fechaduras inteligentes faz parte de um mercado global de automação residencial que deve atingir cerca de USD 80,2 bilhões até 2025, crescendo a uma taxa composta anual (CAGR) de cerca de 11,6% de 2020 a 2025. As fechaduras inteligentes, em particular, estão se beneficiando de um aumento da conscientização sobre segurança, conveniência e avanços tecnológicos.
O Business Research Insights publicou em seu site que o tamanho do mercado global de sistemas de fechadura digital foi de US$ 1,74 bilhão em 2023 e o mercado deve atingir 7,27 bilhões até 2032, exibindo um CAGR de 17,2% durante o período de previsão.” O mercado de sistemas de fechadura digital tem crescido constantemente devido às crescentes preocupações com segurança, à crescente adoção de tecnologias domésticas inteligentes e à necessidade de gerenciamento de acesso remoto. A tendência crescente de casas inteligentes e da Internet das Coisas (IoT) levou à integração de sistemas de fechadura digital com outros dispositivos inteligentes e sistemas de automação residencial.
Alguns dados sobre o impacto na segurança são importantes para esse tipo de solução, onde 85% dos proprietários de casas inteligentes afirmam que as fechaduras inteligentes aumentam sua percepção de segurança, segundo um estudo da Statista. Uma pesquisa da Grand View Research mostra que, em 2020, cerca de 41% dos consumidores de produtos de automação residencial afirmaram que a segurança é o principal motivo para investir nesses dispositivos, com as fechaduras inteligentes sendo o item mais citado.
As fechaduras digitais estão revolucionando o conceito de segurança em casas inteligentes, oferecendo conveniência e funcionalidades que vão muito além das fechaduras tradicionais. Ao proporcionar um controle de acesso mais seguro e monitorado, essas inovações ajudam os proprietários a proteger o que há de mais precioso: o seu lar e a sua família. Com uma variedade de opções disponíveis no mercado, a adoção dessa tecnologia é um passo fundamental para qualquer um que deseje aumentar a segurança de sua residência na era da automação.
E agora, quando você irá aposentar suas chaves físicas?
Henrique Braz Rossi
Jornalista especializado em tecnologia, comunicação corporativa, marketing e soluções IOT para smart home. Entusiasta na gestão de projetos, liderança, desenvolvimento de novos negócios, empreendedor, publicitário, escritor, escoteiro e pai!
https://www.linkedin.com/in/henriquebrazrossi
Notícias Relacionadas
Pure Storage ajuda o AC Milan a inovar dentro e fora do campo com IA
A Pure Storage anunciou a modernização da infraestrutura de TI do AC Milan, um dos principais e mais históricos clubes…
Tecnologia inteligente busca reduzir acidentes por excesso de peso nas rodovias
O acidente na BR-277, onde um caminhão tombou sobre uma van que levava os atletas de remo de Pelotas (RS),…
Os custos crescentes das violações de dados e o papel da IA na mitigação de riscos
Por Marcos Tabajara, country manager da Appgate no Brasil À medida que o cenário da segurança cibernética continua a evoluir,…