Como a tecnologia pode aumentar a segurança nos estádios?

Torcedores de Brasil e Argentina brigaram nas arquibancadas do Maracanã na semana passada, minutos antes do início do jogo. O conflito começou durante a execução dos hinos nacionais no setor onde os fãs argentinos estavam concentrados e não havia qualquer separação entre as duas torcidas. O saldo foi a prisão de oito pessoas e duas foram atendidas nos postos médicos. O jogo começou com quase 30 minutos de atraso no Maracanã. 

Como a tecnologia poderia ter evitado esta situação?  

As câmeras de videomonitoramento inteligente com sistema de inteligência artificial, proporcionam maior eficiência e precisão ao trabalho do time de segurança, separando torcidas na entrada do estádio, identificando atitudes suspeitas, agressores e ainda coibir o início dos potenciais conflitos antes que tomem proporções de difícil controle. 

A Dahua Technology oferececâmeras de rede especial, que captura faces humanas por meio de algoritmo IA, embarcados em um chip com Deep Learning Technology. Entrega ao servidor de detecção facial boa parte do trabalho de processamento, pois a própria câmera localiza as faces da imagem de vídeo e analisa atributos como gênero, idade, expressões faciais e se possui óculos. 

Estas soluções de ponta já estão instaladas no Allianz Parque, que investe constantemente para manter o projeto alinhado aos padrões mais atuais do mundo. Um dos destaques é o gravador de câmeras de rede e gerenciador do banco de dados que faz a gravação dos vídeos na rede, além da gerenciar e analisar as faces pré-cadastradas no banco de dados dos colaboradores e prestadores de serviços do Allianz Parque. Pode, ainda, controlar a presença de pessoas não autorizadas em um determinado setor.

O servidor pode, em tempo real, trabalhar processando o fluxo de entrada na abertura dos portões, podendo reconhecer até 40 faces por segundo detectando os rostos e comparando-os com a base de dados preparada para emitir alertas para a segurança em campo em até poucos segundos. 

As soluções mais recentes são as câmeras de videomonitoramento inteligente da Dahua Technology. Embutidas com sistema de inteligência artificial, elas proporcionam maior eficiência e precisão ao trabalho do time de segurança, que recebe milhares de pessoas em espetáculos, eventos corporativos e, principalmente, jogos de futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras. 

Notícias Relacionadas

Destaque

Como funcionará o “Big Brother”, projeto de vigilância do estado de SP

O programa Muralha Paulista, nome oficial do projeto que é uma espécie de “Big Brother” da Polícia Militar (PM) de…

Destaque

Reconhecimento facial será obrigatório nos estádios a partir de 2025

Lei Geral do Esporte estabelece a adoção da tecnologia em estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas Uma nova…

Destaque

Abese expande cursos de formação para profissionais de segurança eletrônica

Com a contínua necessidade de mão de obra qualificada para suprir vagas do setor, a associação investiu em programas de…