Como a Inteligência Operacional pode melhorar a prestação de serviços

Pense na última vez que você preencheu um formulário em papel e compare com quantas vezes você preenche formulários online nos últimos anos. Estamos vivendo na era onde tudo é digital e cada clique online pode gerar uma coleção de dados valiosos para as empresas. 

À medida que a transformação digital acelera globalmente, os processos se tornam mais rápidos e dados são coletados mais do que nunca, porém algumas empresas ainda estão presas ao passado, realizando procedimentos arcaicos e gerenciando as demandas operacionais de maneira manual, ao invés de optar por um monitoramento de ponto a ponta em tempo real.

A inteligência operacional, conceito aplicado pela Performancelab no desenvolvimento de sua plataforma, veio para aumentar a eficiência, reduzir custos, quantificar metas e objetivos e melhorar a performance das empresas.

Mas como tudo isso é feito? Através da tecnologia. 

A plataforma da Performancelab monitora o desempenho dos serviços prestados, comprovando o que foi realizado, como foi realizado e o que pode ser feito para aumentar a qualidade. Direcionada tanto para o prestador como para o contratante, a ferramenta tem como objetivo tornar a gestão de serviços mais eficiente através do controle e gerenciamento das operações. 

“Como uma empresa pode ter certeza de que os serviços estão sendo prestados conforme estabelecido no contratado? Para evidenciar o cumprimento das tarefas o nosso sistema coleta, processa, armazena e transforma os dados coletados em informações apresentadas em relatórios e dashboards customizáveis para as diferentes clientes e suas demandas. O gestor pode ver em tempo real tudo o que está acontecendo na operação, desde a quantidade de postos de trabalho que foram visitados por um supervisor até o tempo que ele permaneceu em cada local, o que foi anotado como não-conformidade, quais são as solicitações de cada área, etc”, explicou Fernando Só e Silva, CEO da Performancelab.

Os módulos do software são personalizáveis de acordo com cada necessidade e objetivo de cada empresa, sendo possível realizar ações como: 

• Controle e gerenciamento da supervisão presencial e à distância, através de inspeção e padronização das atividades das equipes operacionais;

• Preenchimento de checklists para inspeções e auditorias;

• Registro de não conformidades e ocorrências detectadas nas inspeções, com fotos e comentários;

• Controle eletrônico de ronda por meio da coleta de dados e inspeções com checklists customizáveis;

• Controle e gerenciamento de disponibilidade e manutenção de equipamentos;

• Monitoramento e gerenciamento de riscos de incêndios;

• E muitos outros recursos para a operação.

“A inteligência operacional está online, em um ambiente digitalizado, e proporcionando a padronização dos processos, previsibilidade na operação, evidências da entrega dos serviços, redução dos custos operacionais, satisfação e fidelização dos clientes, além do aumento dos resultados. Não existe qualquer tipo de desvantagem, é uma solução que veio para trazer controle, medição e gerenciamento de forma simples e ágil”, finalizou Fernando Só.

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