Como a IA está reformulando a vigilância
Por Ricardo Pulido
Há um número considerável de mudanças tecnológicas ocorrendo atualmente no setor de segurança e em nenhum lugar isso se torna mais evidente do que no mercado de videovigilância. Melhores padrões de compressão de vídeo, câmeras com quantidade superior de megapixels e campo de visão com aprimoramento significativo são apenas algumas das mudanças que impulsionam uma melhor qualidade de imagem, um menor consumo de largura de banda e dados melhorados.
A introdução da inteligência artificial (IA) no setor de vigilância estimulou ainda mais uma transformação, permitindo que as câmeras e os sistemas de gerenciamento de vídeo se tornassem mais rápidos e inteligentes. E, graças à IA, esses dispositivos e sistemas possuem uma maior capacidade de extrair dados e transformar essas informações em tarefas úteis e práticas. Veja como a IA está influenciando o setor de vigilância:
IA na câmera
A digitalização de câmeras de vigilância abriu caminho para possibilidades com a introdução de câmeras baseadas em IP com quantidade superior de megapixels. Tornar os vídeos acessíveis em quase qualquer rede foi um divisor de águas, antes, eles só poderiam ser visualizados em uma central de comando ou através de um sistema de vídeo digital. Isso evoluiu até a atualidade para incluir dados de vídeo enviados facilmente para a nuvem para possibilitar armazenamento e análises.
A introdução da IA em câmeras promoveu um avanço tecnológico ainda maior ao oferecer funcionalidades de deep learning e a capacidade de análise de vídeos diretamente pela câmera, sem qualquer interação humana. Por exemplo, a tecnologia de reconhecimento facial ativada por IA começou a recriar os paradigmas do mercado de controle de acesso. Quando integrada com um dispositivo de controle de acesso, uma câmera ativada por IA com tecnologia de reconhecimento facial pode ser usada para detectar rostos e, por sua vez, oferecer um método sem contato para que as pessoas acessem uma área segura.
IA no sistema de gerenciamento de vídeo
Com ênfase cada vez maior em videovigilância, nenhum sistema estaria completo sem um software de gerenciamento de vídeo. Essa plataforma possibilita que vários dispositivos sejam reunidos em uma única ferramenta fácil de usar, que possibilita maior visibilidade de dados e funcionalidades de tomada de decisões.
Com a IA agora presente no sistema de gerenciamento de vídeo, diversas funções de tomada de decisões podem ser executadas de maneira autônoma em vez de dependerem da intervenção humana. Ao monitorar continuamente uma área, o software aprende quais comportamentos são normais e anormais. Isso inclui a detecção de aglomeração de grandes grupos de pessoas ou congestionamentos em rodovias.
IA para detectar objetos
O controle da segurança evoluiu ao longo dos anos, ao ponto de que ações simples, como uma pessoa que deixa uma mochila em um banco de parque, agora são vistas como uma ameaça grave que requer resposta imediata. A introdução da tecnologia de detecção de objetos comprovou ser uma ferramenta valiosa, que ajuda os funcionários de segurança a identificar rapidamente esses tipos de cenários. Entretanto, com a IA agora no controle, problemas como esses podem ser detectados de forma automática sem que uma pessoa tenha que acessar um sistema de gerenciamento de vídeo para definir e treinar manualmente o sistema para observar uma área predefinida dentro do campo de visão da câmera.
É evidente que o setor de segurança está em uma conjuntura importante. Os avanços tecnológicos e a introdução da IA estão possibilitando que os sistemas de vigilância atuais se tornem realmente os sistemas de vigilância do futuro.
Saiba mais sobre a IA. Baixe o relatório “Inteligência artificial: entendendo seu lugar na segurança física”
Ricardo Pulido é engenheiro industrial com carreira de mais de 19 anos em Vendas, Marketing e Desenvolvimento de Negócios, com funções gerenciais na América Latina e Caribe. Ele tem auxiliado e orientado o sucesso do start-up de várias empresas de Distribuição e Integração de Segurança na Indústria de Segurança Física e Eletrônica na América Latina. Atualmente é Diretor de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Johnson Controls na América Latina, onde lidera a unidade de negócios de Produtos de Segurança, incluindo as equipes de vendas e a estratégia “Go to Market” para as plataformas de tecnologia de Controle de Acesso Central, Vigilância por vídeo, Intrusão Soluções de detecção na nuvem.