Como a câmera de monitoramento ajuda a fidelizar clientes no varejo?

Uma câmera de monitoramento sempre vem acompanhada de um sistema que armazena imagens e gera dados. Quanto mais completo ele for, mais informações você poderá obter para aplicar em suas estratégias. Uma câmera de monitoramento em um varejo físico funciona de forma similar ao que o Google Analytics faz ao gerar análises e dados sobre um site de e-commerce e suas taxas de rejeição ou permanência.

Com um sistema completo que conta com câmera de monitoramento, sensores e softwares integrados, é possível melhorar a experiência do cliente no seu estabelecimento, mensurando quantas pessoas entraram e saíram, assim como entender qual é o fluxo que elas seguem e em quais gôndolas passam mais tempo.

Onde a câmera de monitoramento entra nesse processo?

Uma câmera de monitoramento gera dados que podem ser convertidos em insights para melhorar a jornada do cliente, tornando seu tempo na loja mais agradável, seja em compras rápidas ou naquela em que é necessário avaliar e provar produtos.

Em uma matéria da McKinsey & Company, empresa global de consultoria, entendemos como as companhias que oferecem alternativas criativas para jornadas presenciais melhoram a experiência do cliente, gerando aumento de retorno sobre o investimento.

Dando foco aos espaços físicos de uma loja de roupas ou pequeno supermercado, por exemplo, um sistema de monitoramento com câmeras de segurança 360°, associado a softwares de análises inteligentes e sistemas de áudio e voz, gera uma transformação digital através de dados, tornando possível elevar a segurança e a eficiência da operação, além da reorganização de prateleiras e gôndolas, baseados no fluxo que os clientes seguem no ambiente.

Como construir uma experiência do cliente para fidelização no varejo?

A relação de compra e venda já não é mais a mesma, e mesmo os varejos mais tradicionais, que ainda não contam com e-commerce, beneficiam-se ao aplicar conceitos e também soluções, como as da Bosch Building Technologies, para alavancar o negócio, aumentar a receita e fidelizar os clientes.

Sem dúvida, a transformação digital melhora a experiência do usuário e aumenta a lealdade do consumidor. Então, agora, vamos mostrar as soluções que englobam câmeras de monitoramento e vão além de segurança, para você implementar em seu negócio e obter aumento da sua receita:

Análise de vídeo com a câmera de monitoramento

Esse recurso, além de melhorar a segurança da operação com a Essential Video Analytics – uma solução ideal para lojas de varejo de pequeno, médio e grande portes e armazéns – possibilita gerar análises de comportamento, realizar contagem de pessoas na entrada e notificar padrões de comportamentos nas filas dos caixas. É ideal para momentos como o que vivemos atualmente, em que estamos suscetíveis a pandemias.

Se a proteção externa e de áreas amplas – como estoques, docas de shopping centers ou armazéns – também é uma preocupação, é possível redobrar a vigilância ao perímetro e restringir acesso de funcionários com um sistema de segurança que age como cérebro da operação. A Análise de Vídeo usa metadados para agregar sentido e estrutura às gravações de vídeo. Isso permite que a câmera de monitoramento entenda o que está vendo e envie um alerta se houver ameaças assim que elas ocorrerem.

Benefícios:

• Projetos personalizados de acordo com a estratégia de cada negócio.
• Contagem e alerta de ocupação.
• Controle de fluxo e entrada de pessoas.

Câmera de Monitoramento: recursos inteligentes que melhoram a experiência do usuário

De contagem de clientes, classificação por idade e sexo até perfis de movimento, o serviço In-Store Analytics, por meio de imagens captadas pela câmera de monitoramento, gera mapas de calor (heatmaps) que ajudam você a compreender as rotas percorridas em seu estabelecimento e os padrões dos usuários. Com isso, é possível entender o comportamento do consumidor para então posicionar os produtos e gôndolas em um layout favorável ou uma lista VIP, resultando na melhor experiência para o cliente (customer experience) e, portanto, em vendas.

Benefícios:

• Identificação do perfil demográfico do consumidor.
• Compreender o comportamento do cliente.
• Otimizar a disposição do portfólio de produtos.
• Aumentar o engajamento e o potencial de vendas.
• Definir KPIs de marketing.

Além da câmera de monitoramento: som ambiente e sonorização por voz

Com os sistemas de som e alarmes de sonorização por voz da Bosch, é possível tocar música ambiente na loja e ainda dar mensagens de aviso para os clientes e funcionários ou disparar alarmes em caso de emergências previamente detectadas pela câmera de monitoramento. Para aumentar a diversificação e melhorar a experiência do cliente, há ainda a possibilidade de, em zonas diferentes, ter músicas diferentes tocando simultaneamente e controlar tudo por meio de um tablet ou iPad.

Benefícios:

• Gerenciamento de som ambiente.
• Notificação de funcionários.
• Avisos sonoros em tempo real.
• Escalabilidade do sistema.
• Adaptável aos mais diversos estabelecimentos de varejo.

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