Cinco Razões para Comprar CFTV

Todo o marketing e discurso de vendas não só no mercado de CFTV, como de todo mercado de segurança, é apoiado no trinômio: segurança, conforto e tranquilidade. Arrisco dizer que se você acessar as redes sociais ou site das maiores empresas de segurança de sua cidade verá uma casa, uma família sorridente, um cachorro, um gramado verde e duas dessas três palavras.

Hoje abordarei cinco razões, do ponto de vista do cliente e não do vendedor, para comprar CFTV:

1- Processo

Monitorar o processo de uma empresa ou residência 24 horas por dia é mais interessante do que apenas protegê-la. Como você vai vender CFTV num porto ou condomínio de empresas protegido por muros altos, concertina, vigilância e sistemas de segurança falando apenas segurança e tranquilidade? Os empresários já se sentem seguros e tranquilos lá dentro.

Uma vendedor conseguiu um contrato muito alto quando descobriu o valor que as empresas de navegação pagavam por hora para descarregar um navio. O que ele fez? Instalou câmeras monitorando todo o processo de descarregamento desde a chegada do navio até a entrega final. Ele economizou horas no processo e mostrou que o sistema de CFTV se pagava em poucos meses.

2- Mudança de comportamento

Muitos empresários e empregadores precisam que seus colaboradores mudem de comportamento. Como você se comporta quando entra num elevador e percebe que está sendo filmado? Você sabotaria algo ou faria algum mal na frente de uma câmera?

Muitas empresas de ônibus são acionadas porque seus motoristas não param nos pontos, arrancam enquanto clientes ainda estão subindo, danificam peças ou motor e não atendem bem passageiros. Quando instalaram câmeras nos ônibus conseguiram mudar boa parte dessas condutas.

3- Confiabilidade

Uma das melhores maneiras de saber que algo sairá conforme esperado é monitorando as pessoas envolvidas. Quando você tem câmeras filmando todo seu processo, seja numa empresa ou residência, os riscos de sabotagem, mal uso das ferramentas e más intenções diminuem bastante. E você tem no final o que espera ou contratou.

Outro dia foi divulgado num jornal no horário nobre que todos os lotes de sucos de uma grande empresa foram retirados e proibidos de serem vendidos porque encontraram uma dose alta de cloro num suco que uma criança tinha ingerido. Você consegue medir o impacto que teve na mente de vários pais e mães que a partir daquele dia deixaram de comprar esse produto nos mercados?

4- Proximidade

Do mesmo modo que a tática de vender segurança, conforto e tranquilidade não funciona para empresários que instalam suas empresas em condomínios empresariais, não funcionará bem para donos de casa que moram em condomínios residenciais. Por quê? Porque eles já se sentem seguros, confortáveis e tranquilos vivendo nesses condomínios.

Uma vez eu estava acompanhando uma venda para uma dona de casa que era empresária e tinha um filhinho de um ano. Enquanto falávamos de segurança ela achava as câmeras muito caras. E olha que era mais barato do que a bolsa Louis Vuitton que ela usava. Daí perguntei: Você compraria um sistema que permitisse a senhora ver seu filho na hora que desejasse e onde você quisesse pelo celular, tablet ou notebook? Seus olhos brilharam. O que vendi? Proximidade do bebê dela!

5- Distância

O sistema de CFTV é perfeito para automatizar processos onde tenha um alto risco para pessoas. Você pode distanciá-las do processo perigoso, colocar uma câmera para monitoramento e através da análise de imagem acionar algum sistema de automação.

Eu não consigo entender por que ainda morrem tantos funcionários em virtude de uma explosão de uma caldeira com o grau de automação que temos hoje disponível no mercado através de CFTV. Por que colocar um funcionário lendo a pressão num manômetro de uma caldeira e controlar uma válvula se você pode instalar sistema de CFTV? O objetivo é vender a distância do colaborador do perigo e da morte e garantir mais dias sem acidentes de trabalho.

Você gostou dessas palavras? Grave bem elas e as use quando quiser vender mais CFTV. Tenho treinado equipes de vendas no mercado de segurança há mais de uma década e ensinado que vender segurança é vender algo mais que segurança, conforto e tranquilidade. Descubra o que seus clientes mais querem comprar e venda o que eles querem comprar. No próximo artigo trarei mais 5 razões para comprar CFTV.

Marcos Sousa

Marcos Sousa

Diretor da Superação Treinamentos e Consultoria. Graduado em Engenharia Eletrônica pela UFPB. MBA em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trainer e Master em Programação NeuroLinguística (PNL). Conferencista Internacional. Palestrante, Escritor e Especialista em Vendas, Comportamento e PNL. Diretor de treinamentos da Associação Latino Americana de Segurança (ALAS). Diretor da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (ABSEG).

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