Cientistas descobrem forma bizarra de burlar câmeras de vigilância com IA

A inteligência artificial avança a passos largos, e a área de vigilância é uma das mais promissoras. Ainda assim, a análise automática de padrões e ambientes pode apresentar algumas falhas que um olho humano não deixaria passar — e a mais recente descoberta nesse setor é no mínimo impressionante.

Pesquisadores da Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, encontraram uma forma simples de impedir que um sistema de vigilância reconheça uma pessoa: pendurar uma impressão colorida no pescoço. Assim, o indivíduo que está com o objeto não entra no “retângulo” de classificação do sistema, que também descobre objetos, como cadeiras.

O vídeo abaixo mostra exatamente como isso funciona:

Que bruxaria é essa?
O truque está nos padrões de cor que normalmente não fazem parte de um ser humano e, aos olhos da IA, significam que aquela não é uma pessoa “normal”. Isso acontece porque o sistema é treinado a partir de redes adversárias, que aprendem o que são homens e mulheres a partir de amostras. Como provavelmente nenhuma das imagens enviadas para o banco de dados contém o tal papel pendurado no pescoço, a identificação é levada a um falso negativo.

Por enquanto, o uso do quadro colorido só confunde um algoritmo em específico, mas cientistas já buscam formas mais complexas capazes de enganar vários sistemas, incluindo roupas que deixariam a pessoa “invisível” para eles. O objetivo é refinar os esquemas de vigilância utilizados atualmente e impedir que algo assim seja usado para fins ilegais.

Notícias Relacionadas

Destaque

Abese expande cursos de formação para profissionais de segurança eletrônica

Com a contínua necessidade de mão de obra qualificada para suprir vagas do setor, a associação investiu em programas de…

Cases

Emive Grandes Projetos implementa smart city na cidade de Juiz de Fora (MG)

Com uso de IA, as cidades inteligentes proporcionam melhor qualidade de vida, facilitando a rotina das pessoas e diminuindo os…

Cases

Milestone Systems torna os edifícios mais ‘inteligentes’ com tecnologia de vídeo inovadora

Com sua principal plataforma de “Portaria Virtual”, a Foxsys transformou o cenário de segurança ao fornecer serviços remotos para mais…