Cidades do Vale do Paraíba serão monitoradas por câmeras de segurança

Os principais acessos de 39 cidades do Vale do Paraíba devem receber R$ 3 milhões em câmeras de monitoramento com leitura de placas, com o objetivo de auxiliar no combate à criminalidade na região.

A expectativa é que sejam instalados cerca de 200 equipamentos, principalmente nas rodovias que dão acesso aos municípios, como a Dutra que faz a ligação entre as cidades. Segundo a  Secretaria de Segurança Pública (SSP) já existem 110 equipamentos do mesmo tipo na região e que integram o projeto Detecta, do Governo de São Paulo.

As câmeras serão utilizadas para ajudar a polícia a localizar veículos roubados ou furtados – somente no mês de maio  foram registrados mais de 700 roubos de veículos -, identificar carros envolvidos em ocorrências criminais e auxiliar em perseguições ou esclarecimentos de crimes.

É esperado que o convênio seja assinado ainda neste mês para que o processo de compra dos equipamentos seja aberto no segundo semestre. A verba do projeto será enviada pelo Governo do Estado para um fundo da Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RM Vale).

Cidades

O município de São José dos campos deverá receber o maior número de equipamentos, seguido por Taubaté, Jacareí e Lorena.  As cidades de Pindamonhangaba, Caçapava, Paraibuna, Monteiro Lobato, Campos do Jordão, São Luiz do Paraitinga, Aparecida, Guará, São Sebastião, Ilhabela, Caraguá e Ubatuba receberão duas câmeras cada. As outras cidades do Vale contarão com a chegada de um equipamento.

Notícias Relacionadas

Destaque

Polícia Federal deve iniciar fiscalização a bancos após 1 ano da publicação da portaria sobre segurança privada

Neste mês, completa um ano desde a publicação da portaria que regulamenta iniciativas para aumentar a segurança da população, empresas…

Destaque

Auvo Lança Auvo Chat na Exposec 2024: Inovação em Comunicação para o Setor de Segurança Eletrônica

A Auvo, plataforma completa de gestão para equipes externas, confirma presença na Exposec 2024 e apresenta uma inovação ao público…

Destaque

Aeroscan e Performancelab na Exposec: onde a segurança e a eficiência se encontram

É com essa mensagem que Aeroscan e Performancelab juntas na Exposec reafirmam a integração de suas plataformas para aumentar o…