Cidades do Vale do Paraíba serão monitoradas por câmeras de segurança

Os principais acessos de 39 cidades do Vale do Paraíba devem receber R$ 3 milhões em câmeras de monitoramento com leitura de placas, com o objetivo de auxiliar no combate à criminalidade na região.

A expectativa é que sejam instalados cerca de 200 equipamentos, principalmente nas rodovias que dão acesso aos municípios, como a Dutra que faz a ligação entre as cidades. Segundo a  Secretaria de Segurança Pública (SSP) já existem 110 equipamentos do mesmo tipo na região e que integram o projeto Detecta, do Governo de São Paulo.

As câmeras serão utilizadas para ajudar a polícia a localizar veículos roubados ou furtados – somente no mês de maio  foram registrados mais de 700 roubos de veículos -, identificar carros envolvidos em ocorrências criminais e auxiliar em perseguições ou esclarecimentos de crimes.

É esperado que o convênio seja assinado ainda neste mês para que o processo de compra dos equipamentos seja aberto no segundo semestre. A verba do projeto será enviada pelo Governo do Estado para um fundo da Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RM Vale).

Cidades

O município de São José dos campos deverá receber o maior número de equipamentos, seguido por Taubaté, Jacareí e Lorena.  As cidades de Pindamonhangaba, Caçapava, Paraibuna, Monteiro Lobato, Campos do Jordão, São Luiz do Paraitinga, Aparecida, Guará, São Sebastião, Ilhabela, Caraguá e Ubatuba receberão duas câmeras cada. As outras cidades do Vale contarão com a chegada de um equipamento.

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…