Cidades brasileiras implementam “botão de pânico” nos ônibus municipais

Ter um botão de emergência em que o próprio motorista possa acionar uma central de segurança que será responsável por chamar a polícia e enviar a localização do veículo. Essa é a solução que diversos municípios, como Distrito Federal, Recife, Fortaleza, São Luís e Serra (Espírito Santo) estão tentando implementar em suas cidades.

Os projetos de lei estão em tramitação nos municípios e na cidade de Serra ele já foi aprovado. A ideia é instalar um botão de pânico, GPS e câmeras de vídeo no interior dos ônibus para dar mais segurança aos passageiros durante o trajeto. Além disso, um letreiro do ônibus emitirá mensagens de alerta como “cuidado: assalto” para que as pessoas não embarcassem no veículo e também possam ajudar, acionando a polícia.

As linhas do sistema Transcol-GV no município da Serra, deverão gradativamente efetuar a instalação dos equipamentos. Também deverá ser disponibilizado um aplicativo com sistema de alerta, de acordo com os sistemas operacionais disponíveis no mercado.  A aplicação e regulamentação da lei fica sob responsabilidade da Prefeitura da Serra.

“Nosso principal objetivo é trazer segurança e tranquilidade a nossos trabalhadores e usuários de transporte coletivo. Sabemos que esse é o primeiro passo e que há ainda muito mais pela frente, mas essa é apenas a nossa primeira vitória em trazer a tão sonhada Segurança Pública”, disse o Cabo Porto.

Aplicativo também terá botão de pânico

Outra medida segurança será um aplicativo em que os próprios usuários do Transcol irão poder baixar. Ele funcionará da mesma maneira que o dispositivo que será instalado no painel do ônibus. O usuário, a qualquer sinal de perigo, aciona o botão do aplicativo e ele irá emitir um sinal para a central de segurança e para a Polícia Militar.

“Hoje em dia todo mundo tem um smartphone na mão, então é positiva essa implantação do aplicativo também, pois o próprio usuário pode pedir o socorro, sem que cause danos aos motoristas ou cobradores”, informou.

Nas cidades do Distrito Federal, Recife, Fortaleza e São Luís os projetos estão em tramitação.

 

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…