Cibersegurança: Você conhece os tipos de Hackers e como evitá-los?
Os tipos de hackers e perigos que as redes trazem para usos pessoais e principalmente empresariais. Saiba dicas para a prevenção de ataques
Com o avanço da tecnologia, o uso de redes se tornou indispensável para todo o tipo de tarefas domésticas e empresariais. No entanto, ao fornecermos nossos dados, são abertas brechas para cibercriminosos que nos trazem riscos e possíveis prejuízos. Mas você sabe quais são eles e como evitá-los?
Inicialmente, os hackers eram apenas adolescentes ou amadores que operavam a partir de um computador doméstico para fins de brincadeiras e vandalismos. Contudo, a potencialização desses criminosos tornou-se perigosa, onde tendem a explorar vulnerabilidades para obter ganhos pessoais ou financeiros. A intenção do ataque determina sua classificação, que são:
• White Hat – Conhecidos como “hackers do bem”, são especialistas em segurança da informação, desta forma, com autorização da empresa, acessam o sistema com o intuito de identificar vulnerabilidades e auxiliar na proteção.
• Gray Hat – Essa categoria de hackers pode encontrar um ponto fraco na rede e relatá-lo aos proprietários do sistema se essa ação coincidir com seu propósito, em outros casos, podem vender os detalhes para que outros hackers possam usa-los.
• Black Hat – São os principais responsáveis a ataques do Ransomware, em que de forma ilegal, exploram informações para restringir o acesso ao sistema, tornando a empresa refém para obter proveito pessoal, político e principalmente financeiro.
Ética digital e leis
O simples vazamento de dados, não prejudica apenas a imagem da empresa, mas também o conforto e a confiança dos usuários da marca.
São inúmeras as leis que visam proteger a dignidade humana, inclusive virtualmente, com a finalidade de manter princípios de ética digital. Um exemplo é A lei geral de proteção de dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020, tratando da regulamentação nas políticas corporativas de uso de dados, buscando zelar pela privacidade e a confidencialidade dos clientes.
Como evitar ataques cibernéticos:
De fato, não há uma vacina que elimine a chance de ameaças cibernéticas, mas o planejamento quando se torna um sistema cultural na empresa protege a integridade perante seus funcionários, clientes e outras partes interessadas. Esse planejamento à prevenção consiste em:
• Mapeamento de fragilidades – Identificar fragilidades onde possam surgir ameaças é o primeiro passo a ser observado. É necessário mapear possíveis brechas levando em consideração o panorama da rede da empresa.
• Treinamento para todos os colaboradores – Grande parte de ataques tem origem em erros de funcionários, portanto, o segundo passo são orientações para evitar acessos à e-mails ou links de origem estranha, utilização de dispositivos USB, HDS e celulares não confiáveis, conexões em redes públicas, além da transferência de senhas e informações para usuários desconhecidos.
• Antivírus – O antivírus realiza varreduras em toda a rede para buscar potenciais ameaças. Ainda que o vírus esteja “inativo” sem demonstrar alterações, o software consegue detectar, analisar e eliminar.
• Backup de arquivos – Realizar backup de dados regularmente com segurança e armazena-los em um sistema que não está conectado à rede principal, trará segurança diante um plano de ação e basicamente eliminará a necessidade ao pagamento de resgate caso aconteça um ataque.
• Alta tecnologia – Com cibercriminosos usando ferramentas e truques mais recentes, os profissionais de cibersegurança devem usar a seu favor novas tecnologias para proteção. Além de suportes para monitoramento de sistemas e registros que identifiquem possíveis falhas.
A proteção de redes é um processo contínuo que engloba todos os colaboradores da organização, sendo de extrema importância parceiros que prezam a segurança de dados e que possuem expertise em alta tecnologia. A absolut technologies, possibilita soluções confiáveis que auxiliam na segurança digital, garantindo que informações críticas sejam apresentadas rapidamente à equipe.
Notícias Relacionadas
Stone Security traz expertise internacional para o mercado brasileiro
Com mais de 20 anos de experiência e presença em mais de 56 países, a Stone Security chega ao Brasil…
Reconhecimento facial auxilia instituição financeira a garantir maior segurança e agilidade no monitoramento de 4 mil usuários por dia
Solução da TK Tecnologia e Hikvision modernizou o controle de acesso com uma integração eficiente O Banco Daycoval identificou a…
Roubo de cargas no Nordeste ameaça a economia e a segurança da região
Entenda os impactos financeiros, a distribuição geográfica dos roubos e as medidas preventivas necessárias para enfrentar esse desafio O roubo…