China quer união global para definir regras de segurança de dados

Como resposta aos esforços dos Estados Unidos para isolar as empresas de tecnologia chinesas, a China está lançando uma iniciativa para definir padrões globais de segurança de dados na rede.

A proposta apela a todos os países que lidem com a segurança de dados de uma “maneira abrangente, objetiva e baseada em evidências”, afirmou o Wall Street Journal, que teve acesso ao documento.

O documento ainda afirma que “o que é urgente agora é formular regras e normas globais que reflitam as aspirações e interesses da maioria dos países”.

Há meses o governo Donald Trump acusa empresas chinesas de colocar em risco as informações pessoais dos norte-americanos, potencialmente permitindo à China “rastrear os endereços de funcionários federais, criar dossiês para chantagem e conduzir espionagem corporativa”.

“A disseminação de aplicativos controlados pelo governo chinês ameaça à segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos”, escreveu a Casa Branca em uma ordem executiva que proíbe pessoas e empresas dos EUA de fazer negócios com algumas empresas de tecnologia da China como a Huawei, ByteDance (dona do TikTok) e a Tencent (controladoras do WeChat).

A “Iniciativa Global sobre Segurança de Dados” também exorta os governos a respeitar a soberania de outros países na forma como lidam com os dados.

A China acredita que os países devem exercer controle total sobre a sua “soberania cibernética” e se oporem à “vigilância em massa contra outros estados”.

O documento ainda pede que as empresas de tecnologia não instalem “backdoors em seus produtos e serviços para obter ilegalmente os dados dos usuários, controlar ou manipular os sistemas e dispositivos dos usuários”.

Notícias Relacionadas

Destaque

Congresso ISC Brasil vai reunir gestores de segurança e autoridades para debater soluções para integração entre segurança pública e privada

Evento acontecerá dentro da ISC Brasil, que será presencial e realizada de 21 a 23 de setembro, no Expo Center…

Destaque

Empresas de diferentes setores usam Genetec Mission Control para apoiar decisões nos procedimentos de inspeção de funcionários e visitantes

Isto porque o mecanismo de automação de segurança pode ser usado para estabelecer procedimentos de inspeção padronizados e eficientes para…

Destaque

Webinar: descubra a tecnologia multissensor de cobertura omnidirecional com a Illustra Pro Gen4

A Johnson Controls anuncia a realização de um encontro virtual para apresentar a tecnologia multissensor motorizada das câmeras Illustra Pro…