Checklist: como gerenciar riscos de incêndio com precisão, segurança e eficiência

A segurança contra incêndio é uma prioridade inegociável, porém o simples cumprimento das regulamentações obrigatórias não é suficiente para garantir a proteção de vidas e bens. As normas estabelecidas oferecem diretrizes fundamentais, mas não levam em consideração todos os riscos potenciais, deixando espaço para condições e comportamentos inseguros que podem resultar em tragédias. É necessário ir além e calcular riscos específicos que podem ocorrer em determinada empresa, atividade ou  região.

A gestão de riscos de incêndio, em sua essência, é um processo contínuo de medição, controle e gerenciamento de condições e comportamentos inseguros relacionados a erros na prevenção, contenção e reação a incêndios. No entanto, o avanço tecnológico trouxe riscos inéditos para as pessoas e instalações. Materiais sintéticos e veículos elétricos, por exemplo, produzem incêndios com comportamentos diferentes do que os bombeiros tradicionalmente enfrentam. Novos agentes extintores e sistemas de detecção e combate a incêndios também surgiram rapidamente, fugindo das regulamentações existentes.

Para lidar com riscos residuais e evoluções tecnológicas, a inspeção regular de ambientes e equipamentos se torna fundamental. Isso significa priorizar e aumentar a frequência das inspeções em áreas críticas. Empresas que desejam garantir sua continuidade no futuro devem se adaptar não apenas às normas, mas também ao mundo digital, usando soluções de software para coletar, transmitir, distribuir e fornecer dados e informações de segurança contra incêndio.

Dessa maneira, o uso de checklists se torna uma ferramenta estratégica, e é nesse ponto que a Performancelab entra em cena. A empresa desenvolveu um módulo específico no seu Sistema para monitorar condições e comportamentos inseguros. Com uma interface inteligente e intuitiva, os usuários podem realizar inspeções e vistorias periódicas, registrando inconformidades e ocorrências diretamente no sistema.

O Sistema planeja todas as atividades e as registra no momento em que são executadas, gerando um painel para tratamento de desvios, relatórios e dashboards. Tudo isso, disponível na palma da mão e na velocidade da internet, tornando a segurança contra incêndio mais eficaz e adaptada aos desafios contemporâneos.

Este texto foi baseado no capítulo “Gerenciamento de riscos de incêndio: aplicação de checklist”, do CEO da Mvalle Tech Gestão Tecnológica de Emergências, Marcelo Valle, que faz parte do livro “Projeto CheckList, a Vida é um Fazer de Contas”, de Fernando Só e Silva, CEO da Performancelab, e convidados. 

A versão online e física da obra já está disponível para compra através do link:www.performancelab.com.br/projeto-checklist.

E para conhecer mais sobre a Performancelab, suas ferramentas e tudo o que ela pode fazer pela sua empresa na prestação de serviços recorrentes, acesse: www.performancelab.com.br.

Notícias Relacionadas

Cases

Segurança Oficial do Rock in Rio Brasil é realizada pela SegurPro pelo 13º ano com uso de IA

Mais de 100 câmeras de segurança, radares perimetrais e drones são operados e monitorados a partir do Centro de Controle…

Destaque

Genetec expande o Security Center SaaS com o lançamento do Operations Center

Melhora a comunicação da equipe, permite colaboração em tempo real e simplifica a documentação e a auditoria A Genetec anunciou…

Destaque

Nice escolhe Athena Michelino como a nova Gerente Geral da Nice Brasil

A Nice tem o orgulho de anunciar a nomeação de Athena Michelino como a nova Gerente Geral da Nice Brasil….