Centro Integrado de Comando e Controle Móvel é a nova ‘arma tecnológica’ da Guarda Municipal

Equipamento está instalado em um ônibus adaptado; veículo será usado em grandes eventos


A quatro metros de altura e na ponta de um mastro, uma câmera com potência de registrar imagens a 500 metros de distância em giros de 360 graus é a nova ‘arma tecnológica’ da Guarda Municipal de Campinas para identificar e possibilitar a prisão de autores de furtos e roubos de celulares e carteiras ou de pessoas que praticam importunação sexual, além de realizar leitura de placas de veículos em ruas e avenidas. Esse equipamento está instalado em um ônibus adaptado como um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel. O veículo ainda possui mais sete câmeras de monitoramento, todas emitindo imagens para quatro estações com dez telas de alta definição.

Já chamado nos bastidores de ‘olhos de águia’, ave que possui alcance de visão de até três quilômetros, o CICC Móvel será usado em grandes eventos como Carnaval, além de jogos de futebol (por exemplo, em dias de Derby entre Guarani e Ponte Preta), em shows, manifestações, situações de desastres, mas, principalmente, em operações e patrulhamentos da Guarda para, por exemplo, localizar ‘biqueiras’ (pontos de venda de drogas) e toda a mão de obra do tráfico que envolve olheiros, vendedores e seguranças.

“O CICC Móvel foi desenvolvido para levar a estrutura de monitoramento a locais onde não há instalações fixas. A unidade permite o acompanhamento de imagens e a coordenação das operações em tempo real diretamente do local da ocorrência”, explica Gerson Aparecido Ortega, diretor do CICC da Guarda. O equipamento também está preparado para receber a tecnologia de reconhecimento facial.

“Com essa tecnologia, a gente pode monitorar as situações e nos antecipar, direcionando nossas equipes para situações que exijam uma ação imediata. Essas câmeras permitem uma visão panorâmica dos locais”, comentou a comandante da Guarda, Maria de Lourdes Soares.

CÂMERAS

As sete câmeras mais baixas, instaladas nas laterais e nas partes frontais e traseiras do veículo, possibilitam registro de imagens de 30 a 100 metros porque não possuem o recurso de zoom óptico. Mas a câmera que sobe a partir do teto do ônibus é uma câmera Speed Dome, de formato redondo e alta mobilidade, que permite giro horizontal de 360 graus, inclinação vertical e zoom potente para monitorar grandes áreas, equipada com tecnologia Pan-Tilt-Zoom (PTZ) – a tradução significa movimentos horizontal (pan) e vertical (tilt) e a aproximação de imagem (zoom).

A operação das câmeras é feita por quatro guardas. Ao perceber uma situação que mereça abordagem, as informações são enviadas para as equipes em viaturas ou em patrulhamento a pé. As imagens também são compartilhadas em tempo real com a central fixa instalada na Secretaria Municipal de Segurança.

QUALQUER REGIÃO

O ônibus com as câmeras tem autonomia para ser utilizado em qualquer região do município. “Porém, havendo situações que justifiquem e desde que autorizado por quem de direito, ele poderá operar fora deste limite”, disse Ortega. Ou seja, nos 20 municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC).

A unidade móvel é totalmente integrada ao CICC, o que permite o acompanhamento dos fatos em tempo real e a coordenação das operações, e espelha as imagens das câmeras monitoradas pela central fixa e das câmeras instaladas no entorno dos eventos. “Essa ferramenta diminui a distância e o tempo de resposta de atendimento de uma ocorrência”, explica o diretor do CICC.

Foram as câmeras fixas do CICC que possibilitaram à Guarda prender, no dia 17 do mês passado, no bairro Cambuí, um homem de 41 anos, que seguia e assediava mulheres. O pedido de socorro foi feito por uma jovem de 21 anos. Os guardas monitoraram o trajeto do suspeito, que foi preso em uma praça e levado para a 2ª Delegacia da Defesa da Mulher (DDM), onde foi autuado em flagrante por crime de importunação sexual. O ônibus vai ampliar esse campo de monitoramento porque poderá ser utilizado em bairros dos distritos do Ouro Verde, Campo Grande, Sousas e Barão Geraldo, além das regiões do Jardim São Marcos (ao lado da Rodovia Dom Pedro 1º) e do Campo Belo (nas margens das rodovias Engenheiro Miguel Melhado de Campos a Vinhedo-Viracopos e na Santos Dumont).

Também no mês passado, dia 21, as câmeras identificaram um carro Fiat Siena, na Avenida Aquidabã, o que possibilitou a uma equipe do Grupo de Ações Especiais (GAE) da Guarda a prender os dois ocupantes: uma mulher de 30 anos que era procurada pela Justiça por crimes de roubo, associação criminosa e furto, e um homem de 29 anos, foragido do sistema prisional. Segundo foi apurado, o casal tinha ferramentas para praticar furtos de veículos.

A instalação das câmeras e demais equipamentos no ônibus custou R$ 70 mil, valor proveniente de uma emenda impositiva da Câmara de Vereadores. O ônibus com as câmeras já está disponível para operar. O primeiro teste aconteceu dia 19 deste mês, durante a 9ª Maratona Oficial de Campinas, que reuniu 2.680 atletas. As câmeras possibilitam monitorar os atletas e as pessoas que assistiam à prova. Nenhuma ocorrência grave foi registrada.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas