CBTU instala 1300 câmeras de alta resolução

Todos os dias o metrô de Recife é responsável pelo transporte de milhares de usuários de quatro municípios atendidos pelo serviço administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Qualquer ocorrência pode afetar a rotina de todos os passageiros, por isso, trabalhar na prevenção e segurança das estações é investir na melhor experiência daqueles que utilizam as composições para se locomover.

Com um aporte de R$ 61,5 milhões para investir em melhorias no metrô pernambucano, a CBTU colocou em prática o plano de recuperação de estações, trens, sistemas elétricos e via permanente. Inaugurou uma nova fase de operação de videomonitoramento com a aquisição de 1380 câmeras de alta resolução da Dahua Technology, juntamente com o VMS SecurOs Enterprise da ISS (Intelligent Security Systems) que também controla o video wall da Central de Monitoramento, fornecidos pelo distribuidor Spectra, para a implantação do sistema de videomonitoramento.

Mais do que respaldar ações de segurança – como a identificação de suspeitos, por exemplo – as imagens atuam para preservar o bom funcionamento dos trens e, consequentemente, o atendimento aos milhares de passageiros que confiam no serviço para se locomover por Recife e Regiões Metropolitanas.

Alta tecnologia a serviço da população

O projeto de videomonitoramento executado pela Avantia integrou diversas tecnologias para respaldar a operação da equipe que monitora as imagens a partir de uma central de comando que administra todas as câmeras e mantém contato com as equipes de segurança locais de cada estação. Com um volume de dados diários muito alto, a disponibilidade de Analíticos de Vídeo inteligentes fez a diferença nos resultados.

As câmeras analisam e reconhecem situações que representam um risco para a operação. Por exemplo, a presença de um invasor em uma área restrita. Assim, mesmo que o operador não esteja prestando atenção nas imagens daquele equipamento específico, o recurso aponta o ocorrido e colabora com o serviço do agente.

O analítico de reconhecimento de placas da ISS também auxilia no controle de áreas restritas, permitindo que somente veículos autorizados tenham acesso a estes locais.

A tecnologia fortalece a proteção ao usuário de maneira geral, isso porque evita invasões em áreas vitais à operação, depredações, vandalismos ou outras ocorrências que poderiam paralisar o transporte de passageiros. Assim, conta com usabilidade que ultrapassa a segurança física e patrimonial, as imagens se transformaram em uma ferramenta para assegurar o bom atendimento e a satisfação dos passageiros – tanto no dia a dia como em grandes eventos turísticos que movimentam o estado, como o carnaval.

Dia e noite, sob quaisquer condições de luminosidade e mesmo em pontos onde há baixíssima incidência de luz, as câmeras de rede da Dahua Technology entregam à central de videomonitoramento imagens nítidas e coloridas graças à tecnologia exclusiva da empresa, Starlight – algoritmo de processamento de imagem que garante o melhor desempenho em condições de baixíssima luminosidade (0.005 lux).

As 1380 câmeras funcionam durante todos os dias capturando e identificando imagens. Com um montante de dados sendo analisados diariamente, a presença do padrão de compressão de vídeo de H.265, formato de compressão de vídeo duas vezes mais eficiente que seu antecessor (H.264), pois utiliza apenas 50% da largura de banda, mantendo a mesma qualidade.

“As câmeras estão sendo instaladas e monitoradas de maneira centralizada, em uma sala de operação. No futuro, pretendemos alcançar a redução dos custos da empresa uma vez que com as câmeras pudemos retirar a vigilância presencial de algumas subestações do metrô, mas o grande avanço será na segurança dos nossos passageiros. As imagens nos ajudam a identificar delitos nas estações e enviar essas informações para as autoridades policiais. Estamos na fase de implantação e começando a operar com a tecnologia inteligente, os resultados já começaram a aparecer – já conseguimos identificar e prender suspeitos, encaminhando-os à Polícia. Estamos em plenos esforços para o treinamento e contratação de novos agentes e tenho certeza que vamos conseguir ganhos maiores no futuro”, falou Leonardo Villar Beltrão, Superintendente CBTU Recife.

O cuidado com o passageiro

Para colocar em prática as melhorias, a instalação teve que pensar em não atrapalhar o funcionamento do transporte metroviário – o que teria consequências negativas no transporte de milhares de pernambucanos. “A parceria com a CBTU tem sido muito exitosa, devido as peculiaridades da implantação de um sistema de segurança com o que temos de mais moderno na atualidade. Foi um grande desafio de implantação, pois todos os sistemas das estações estavam em pleno funcionamento. Houve um grande trabalho em equipe com apoio e parceria do cliente, para que a execução ocorresse da melhor forma e com intervenções mínimas no sistema metroviário”, disse o Diretor Operacional da Avantia, Hamilton Valentin.

Esse é o primeiro projeto da CBTU, que também administra o transporte ferroviário urbano em outras capitais brasileiras, como João Pessoa, Maceió, Natal e Belo Horizonte.

“Trabalhar com um produto de confiança no momento da implantação foi imprescindível para que não tivéssemos surpresas devido à criticidade do ambiente. A implantação dos equipamentos da Dahua Technology agregando analíticos de linha, perímetro e detecção de movimento, fizeram toda a diferença para entregarmos de forma rápida e assertiva a solução desejada”, explicou Valentin.

“A Dahua Technology ratifica com este case mais uma vez a sua expertise em projetos para o segmento público. A solução ofertada possibilitará ao cliente final ter um sistema de videomonitoramento totalmente inteligente que oferecerá iluminação otimizada em ambientes escuros, proteção 24h de áreas restritas, alertas de ocorrências e alta performance aos operadores. Tudo isso terá como foco prevenir e alertar possíveis situações que coloquem em risco o sistema metroviário como também a segurança dos usuários”, argumentou Fabio Lopes, Channel Sales Director da Dahua Technology.

“Esse projeto foi de extrema importância para Spectra. Estivemos juntos com a Avantia e a Dahua Technology durante todo o processo de implantação e demos o suporte necessário na entrega das soluções”, afirmou Reginaldo Mattos, Diretor da Spectra Systems.

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…