CASE de Abril: Floripa Shopping

Com 184 câmeras e o Sistema D-Guard da Seventh espaço reduziu em 40% os casos de sinistros em seu estacionamento

Anualmente, as empresas responsáveis pelas construções de shoppings centers em todo o Brasil têm se preocupado com a qualidade dos serviços ofertados aos visitantes. Desta maneira é visível o crescimento do segmento de segurança eletrônica dentro desses estabelecimentos.

Um dos locais que utiliza a tecnologia para garantir a segurança dos clientes é o Floripa Shopping, localizado em Santa Catarina. O shopping foi aberto ao público em novembro de 2006 e instalado estrategicamente no principal acesso às praias de Jurerê Internacional, Praia Brava, Canasvieiras, Ingleses e Costão do Santinho na SC-401 (rodovia estadual, que liga o Centro ao Norte da Ilha de Santa Catarina), o espaço tem localização privilegiada, arquitetura moderna e um conceituado mix de lojas.

Por receber um fluxo de aproximadamente 450 mil visitantes por mês, o Floripa Shopping optou pela solução D-Guard Projects da Seventh, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologia para monitoramento e gerenciamento de imagens e acesso. “Escolhemos o D-Guard por ter abertura de novos dispositivos dentro de um mesmo sistema, e também pela possibilidade de expansão de novos métodos e tecnologias que possam surgir, além de ser um software que se adequa às necessidades mercadológicas e à inclusão de novidades de controle”, disse Rodrigo Smaniotto Leite, Chefe de Segurança do Floripa Shopping.

A área monitorada é superior a 75 mil m2 e conta com aproximadamente 1,5 mil trabalhadores diretos. Para a averiguação do espaço, são disponibilizados quatro operadores para um sistema formado por 184 câmeras IPs, da marca AVICAM – ZAVIO de alta resolução.

Dentre as necessidades que levaram o Shopping a implantar o sistema de monitoramento, Rodrigo destaca: “Consideramos a urgência de acompanhamento em tempo real das ações realizadas pelos clientes no interior e no entorno do empreendimento, o tempo de resposta preventiva a situações de futuros riscos, o controle e fiscalização de processos e procedimentos estabelecidos dentro do empreendimento e o resgate rápido e eficiente nas imagens com qualidade para identificação de sinistros e ocorrências em geral, colaborando com maior veracidade em processos investigativos de órgãos policiais”, explica o Chefe de Segurança.

Para aumentar a segurança das diversas lojas, foi implantado um sistema de CFTV com monitores de 42 polegadas, HDs (hardwares) de última geração com alta capacidade de armazenamento de imagens, servidores, integração com sistemas de intrusão nas portas de emergências, controle das escadas rolantes, lojas e acessibilidade programáveis e sistema de LPR (Leitor de Placas) no estacionamento, tudo 100% integrado.

Sistema efetivo

ocorrências nas mais diversas áreas do Floripa Shopping já foram contidas e solucionadas rapidamente. Um dos fatos resolvidos com o auxílio do software D-Guard foi uma ação de furto. “Três jovens entraram no shopping e foram avistados pelo operador, por meio das capturas do D-Guard, tentando praticar um furto. Rapidamente a ação foi comunicada aos agentes de segurança que atuavam próximo ao local do sinistro, sendo realizada abordagem dos suspeitos e a ação criminosa não foi concretizada”, conta Rodrigo Smaniotto Leite.

Fora as inibições de crimes, o programa contribui para a redução de sinistros no estacionamento. Segundo Rodrigo, deste a instalação do sistema, as ocorrências envolvendo automóveis foram reduzidas em 40%.

O D-Guard também é utilizado para a verificação de outras situações, tais como: assaltos, depredação de patrimônio, aglomerações e manifestações públicas, monitoramentos de equipamentos de alto risco em áreas restritas (subestações, casa de óleo, gás), sistema preventivo de incêndio, entre outros.

Para a implantação do projeto de segurança, além da Seventh, que forneceu o software de monitoramento D-Guard Center que gerencia as câmeras IP em conjunto com as controladoras de acesso, a Infotec Sistemas foi a responsável pelo projeto técnico e a implementação de tecnologias IP, tais como servidores, câmeras fixas, speed domes e módulos de automação. Também foi utilizado o software de monitoramento de alarmes Vigisoft que desenvolveu novos controles especialmente para o projeto do Floripa Shopping, com integração completa ao sistema de vídeo da Seventh e à automação existente no shopping.

“A procura por sistemas de videomonitoramento evoluiu e nós temos acompanhado a expansão do mercado em questão em todo o território nacional. Focamos em ofertar o melhor aos empreendimentos de grande porte, temos conquistado cada vez mais espaço”, destaca Carlos Schwochow, sócio diretor da Seventh.

Notícias Relacionadas

Cases

Grupo Unidasul adota solução óptica Furukawa em centro de distribuição e em novas unidades no Rio Grande do Sul

Com a expansão de sua rede de supermercados Rissul e de atacarejos Macromix pelo estado do Rio Grande do Sul,…

Destaque

Datacenters precisam de vigilância RSA para garantir segurança

Esta ferramenta do Genetec Security Center combinado ao uso dos sensores existentes ajuda a lidar proativamente com ameaças antes que…

Destaque

Como a tecnologia pode aprimorar a segurança em cidades inteligentes?

Apesar de o conceito de cidade inteligente ser relativamente recente, ele já se consolidou como assunto fundamental na discussão da…