Carnaval de rua de SP se torna o maior do Brasil: segurança preocupa e requer cuidados

O carnaval de rua de SP se tornou a maior festa do Brasil, atraindo turistas de todos os lugares. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a partir do dia 15 de fevereiro, o evento deverá atrair 15 milhões de pessoas. O número de blocos em 2020 pode ser 71% maior que do ano anterior. Estima-se um total de 796 blocos e 861 desfiles.

Para aproveitar a festa sem preocupações e em segurança, Marcelo Sol, Gerente de operações de Segurança Patrimonial do Grupo Albatroz, separou algumas dicas para turistas e foliões. Confira:

Local

Evite lugares com grandes aglomerações e em caso de confusão, mantenha-se perto de viaturas e ambulâncias. Nunca entre no meio de brigas para apartá-las, espere até que os policiais resolvam a situação.
Dica extra: antes de sair de casa faça um roteiro dos blocos que deseja participar, assim poderá escolher trajetos alternativos.

Transporte público
Opte pelo uso de transporte público, principalmente em cidades que modificam o trânsito para facilitar a passagens de pedestres e trios elétricos. Usar o carro nesse período pode causar desconforto e insegurança pela possibilidade de ser alvo de bandidos ou vandalismo.
Dica extra: seja discreto no transporte público. Evite exibir celulares, dinheiro e joias.

Cuide dos seus pertences
Leve somente o necessário, afinal, você está indo apenas para se divertir. Evite usar bolsas grandes. O ideal é andar com uma doleira com documento de identificação e uma quantidade de dinheiro necessária para passar o dia.
Dica extra: evite utilizar cartão e dê preferência para notas baixas, pois facilitam o troco e o prejuízo é menor em caso de perda.

Ande em grupo
Nunca ande sozinho, principalmente à noite. Mantenha-se perto do seu grupo de amigos e marque um ponto de encontro para o caso de alguém se perder durante o percurso.

Saúde
Mantenha-se sempre hidratado. Não aceite bebidas de estranhos e não abuse do álcool. Em caso de incidentes, procure a ambulância mais próxima e não peça ajuda para estranhos.
Dica extra: junto com o documento de identificação, procure carregar um papel com números de emergência.

Policiamento
Certifique-se de que na região onde você estará existe algum posto policial. Em casos de furtos, roubos e delitos, procure imediatamente os guardas ou registre a ocorrência através do telefone 190.

Notícias Relacionadas

Artigos

Radares: evolução e aplicação na segurança patrimonial

Por Engº Kleber Reis Eles são destaque nas feiras de segurança no Brasil e no mundo, e não é por…

Destaque

Como funciona a lei em relação à exposição de imagens em câmeras de segurança?

Francisco Gomes Júnior, advogado especialista em direito digital, explica que imagem é um dado pessoal e que não é permitido…

Destaque

Acaba de chegar ao Brasil drone capaz de voar 24 horas por dia

Desembarcou essa semana em São Paulo, diretamente de Israel, o drone cabeado com a capacidade de voar 24 horas por…