Câmeras monitoram ondas ao vivo

O projeto Aloha Mar transmite ao vivo através do seu site, imagens das ondas de diversas praias do Ceará para os surfistas saberem como está o mar em tempo real

Por Fernanda Ferreira

Amor pelo mar, a natureza e principalmente as ondas. Foi motivado por essa paixão que o projeto Aloha Mar foi criado no estado do Ceará. Direcionado para o público que surfa, câmeras de segurança integradas com uma plataforma de monitoramento transmitem em tempo real as imagens do mar. Instaladas em pontos estratégicos, as câmeras da Dahua conseguem dar um zoom de até 28x e contam com tecnologia starlight, recurso que permite obter imagens nítidas e relevantes, independentemente das condições de iluminação, ou seja, mesmo em ambientes com iluminação fraca, as câmeras mostram imagens monocromáticas ricas em detalhes.

Para transmitir as imagens em tempo real, a plataforma de monitoramento em nuvem da Camerite foi utilizada e aplicada no site da Aloha Mar (www.alohamar.com.br), para que os surfistas possam visualizar as imagens de múltiplas plataformas, como smartphone, tablet e computador, mesmo com uma internet com baixa velocidade, uma vez que a ferramenta não exige elevado pacote de dados para o visitante realizar o acesso.

As primeiras praias que receberam as câmeras foram a Praia de Icaraí, localizada na cidade de Caucaia; a Praia do Futuro, situada em Fortaleza; e a Praia Iguape, localizada no município de Aquiraz.

“A Praia do Iguape, por exemplo, é distante, não fica na orla da cidade. Ao invés do surfista ter que se deslocar 50km até lá para ter certeza que conseguirá surfar, basta acessar as imagens transmitidas no site do projeto”, explicou Marcus Vinícius, CEO da AVM Sistemas, empresa responsável pela transmissão das imagens ao vivo para a Aloha Mar.

Segundo Guilherme de Almeida, idealizador do Aloha Mar, a ideia é expandir o projeto. “Primeiro queremos nos consolidar no estado do Ceará, a ideia é ampliar para outras praias daqui e depois alcançar outros litorais no Nordeste, porque é algo inédito e inovador, não tem nada parecido na região”, falou Guilherme.

Notícias Relacionadas

Destaque

Monuv capta R$8,5 milhões para aplicar Inteligência Artificial em centrais de monitoramento e revolucionar a segurança no Brasil

A Monuv, primeira plataforma de inteligência artificial em nuvem no Brasil, levantou uma rodada de investimentos de R$ 8,5 milhões,…

Destaque

Grupo Macor anuncia novo Diretor Executivo

O Grupo Macor, com mais de 28 anos de tradição, considerada a maior empresa de escolta armada do mundo e…

Destaque

Congresso ABESE 2023 reunirá especialistas e players da segurança eletrônica em São Paulo

O evento, que acontece no dia 06 de dezembro, promove um panorama sobre os desafios e oportunidades para a segurança…