Câmera inteligente reforça segurança de condomínios

Famílias que procuram condomínios horizontais para viver estão em busca do conforto aliado a segurança. O número deste formato de condomínio ganha cada vez mais preferência dos moradores de grandes cidades, mas, mesmos nestes espaços, sempre bem vigiados, os contraventores podem encontrar formas de furar a segurança. Somente nos últimos dois meses, foram noticiados três assaltos em condomínios horizontais de alto padrão em Cuiabá.

Por isso, os administradores desses residenciais buscam soluções técnicas inovadoras para garantir a segurança dos moradores e seu patrimônio. Um item importante em todo sistema de segurança são as modernas câmeras para monitoramento que possuem analíticos com capacidade de reconhecer pessoas e movimentos suspeitos a longas distancias no perímetro demarcado, assim como a circulação em determinado horário pré-estabelecido no protocolo de segurança. Essas informações chegam por meio de alarmes para o operador do sistema, facilitando e dando mais agilidade nas ações ostensivas de segurança.

São equipamentos preparados para operar 24 horas por dia, sob quaisquer condições climáticas, com proteção contra o sol ou a chuva, e recursos como tolerância a altas temperaturas, baixa luminosidade, excesso de poeira e umidade.

“Os melhores sistemas de segurança devem ter a capacidade de integrar todas as áreas, conversar entre si e atuar de forma colaborativa em tempo real, assim todo processo de vigilância é automatizado, garantindo mais segurança e confiabilidade das informações”, explica Wagner Figueiredo, diretor presidente da Ausec, empresa mato-grossense especializada em tecnologias de automação e segurança.

Outra aplicação para aprimorar a vigilância nos condomínios é o sistema de áudio IP ou sistema de sonorização. O sistema de áudio é integrado às câmeras de vigilância e podem ser acionados sempre que a equipe de segurança for alertada sobre movimentos suspeitos. A principal vantagem dessa solução é a intimidação dos infratores em tempo real para que não cometam roubos, furtos ou atos de vandalismo.

O acionamento automático de áudio com mensagens programadas ou ao vivo coloca o suspeito em situação desconfortável, inibindo sua ação. De acordo com especialistas, esses sistemas instalados em ambientes monitorados reduzem em até 30% a possibilidade de concretização de uma ação criminosa.

“Imagine alguém tentando escalar o muro de um condomínio. A câmera detecta a ação, alerta a central de monitoramento, que aciona o sistema de áudio, com a seguinte mensagem ao invasor: ‘atenção você, de boné, camiseta branca, a sua imagem está sendo visualizada em nossa central de monitoramento e já foram enviadas para a polícia que está a caminho. Saia imediatamente desta área’”, conta Wagner.

Segurança e rapidez no atendimento

Os administradores de condomínios estão buscando cada vez mais agilizar o fluxo de acesso dos moradores, visitantes, prestadores de serviços e colaboradores com a implantação da tecnologia de reconhecimento facial ou outros leitores biométricos sem contato. Para ter acesso ao condomínio, por exemplo, os moradores têm à disposição o reconhecimento fácil, aposentando definitivamente a necessidade de senhas. A tecnologia permite um controle total de entrada e saída de todos os moradores, otimizando o tempo de identificação e liberação de acesso ao condomínio.

Entusiasmado com as inovações tecnológicas implantadas no condomínio que administra, Roberto Pereira Amorim destaca a sensação de segurança que os novos sistemas trazem.

“São aplicações técnicas, integradas, que proporcionam uma maior sensação de segurança a todos nós. Não são simples equipamentos, mas soluções inovadoras, que, além da segurança agregam valor a propriedade”, diz o síndico do condomínio Florais Itália em Cuiabá.

O mesmo sistema pode ser aplicado aos prestadores de serviços, que são cadastrados e liberados após identificação biométrica com ou sem contato, garantindo total controle, em tempo real, dos profissionais que estão prestando serviços nas residências ou na área do condomínio.

Para os visitantes, o acesso também se tornou mais rápido. O sistema permite que o próprio visitante insira seu documento de identificação nos totens de credenciamento, ocorrendo a liberação imediata para a entrada de forma remota sem o contato direto com o vigilante. O eficiente processo reduz o tempo de espera e a fila de carros na portaria, muito comum nos finais de semana ou em dia de festa evitando assim aborrecimentos.

Notícias Relacionadas

Destaque

Pesquisadores de segurança enganam sistema de reconhecimento facial

Um time de pesquisadores da empresa de cibersegurança McAfee conseguiu enganar um sistema moderno de reconhecimento facial. Os especialistas divulgaram uma…

Destaque

HID Global apresenta tecnologia para automatizar o distanciamento social nos locais de trabalho

Conforme as organizações que fecharam no Brasil retomam suas operações, novos requisitos para criação de ambientes de trabalho seguros para…

Artigos

Transformação do sistema de videovigilância do setor bancário com tecnologia IP

Por Luis Miguel Dávila, Gerente de Vendas e Engenharia da Hanwha Techwin para a América Central A capacidade dos sistemas…