Caixa de Correio Inteligente: empresa cria solução para recebimento de encomendas em condomínios com portaria remota

A solução é homologada com os Correios e transportadoras, e possui a rastreabilidade de todo o processo de entrega e retirada dos produtos

Por Fernanda Ferreira

“Se meu prédio não tiver mais um porteiro, quem irá receber as encomendas dos moradores?”. Esse é o maior questionamento que empresas de segurança escutam dos síndicos, ao oferecer o sistema de portaria remota e portaria autônoma para os condomínios residenciais.

Inspirada no modelo implantado nos Estados Unidos pela Amazon, a empresa Biccateca trouxe para o Brasil em 2019 a linha de Armários Inteligentes, uma solução que permite a entrega, armazenamento e retirada de itens de forma segura, por meio de um sistema de lockers com processo 100% digital. Para entender como essa ferramenta funciona e como aplicar em projetos de segurança de portaria remota, conversamos com Anderson Rover, diretor de inovação da Biccateca – Armários Inteligentes.

Revista Segurança Eletrônica: Anderson, poderia compartilhar quem é a Biccateca e como vocês surgiram no mercado?

Anderson Rover: A Biccateca faz parte do Grupo Wtec, uma empresa de 300 funcionários com uma ampla e variada gama de produtos. Nossa sede está localizada em Erechim, no Rio Grande do Sul, mas também temos escritório na Faria Lima, em São Paulo, e um centro de distribuição estrategicamente localizado em Guarulhos, São Paulo, onde distribuímos nossos produtos para todo Brasil. Além disso, também exportamos para mais de 10 países na América Latina.

A Armários Inteligentes inicialmente surgiu de uma necessidade que enxergamos de trocar a chave dos armários por algo mais inteligente e seguro, assim, enxergamos uma oportunidade de mercado atrelada ao segmento de segurança eletrônica, que é justamente a solução de entrega de encomendas nas portarias. Estamos neste setor oficialmente desde 2019, mas nosso desenvolvimento começou em 2013. Hoje somos a maior fabricante do Brasil e fomos uma das primeiras empresas a homologar a solução nos Correios, e a partir daí entendemos que a nossa comunicação com o mercado seria com as empresas de segurança que oferecem o serviço de portaria, principalmente autônoma e remota, justamente porque são elas que tem o maior problema da entrega de encomendas, visto que não há uma pessoa para receber os pacotes dos moradores.

Revista Segurança Eletrônica: Como funciona a solução de Caixa de Correio Inteligente?

Anderson Rover: Com a nossa solução o problema de recebimento de itens é resolvido, isso porque instalamos nossos armários automatizados no condomínio e integramos o equipamento com o software de gestão de eventos utilizado pela empresa de portaria remota. Dessa forma, quando o funcionário dos Correios deposita a mercadoria no armário, o morador é notificado imediatamente que a encomenda chega e é fornecida uma senha para que ele possa fazer essa retirada. Todo o processo de depósito, armazenamento e retirada é registrado digitalmente, gerando comprovantes de todas as etapas.

Também desenvolvemos dentro dessa mesma aplicação uma forma de entrega de encomendas de terceiros, seja transportadora ou motoboy, que também possui um comprovante eletrônico digital que serve como uma assinatura, tudo isso fica amparado pela lei. Basicamente o entregador vai chegar até a caixa de correio, toca na tela touchscreen do armário, seleciona o morador ou o apartamento, o tamanho do compartimento e realiza a entrega.

Revista Segurança Eletrônica: A Biccateca – Armários Inteligentes já realizou quantos projetos em portarias?

Anderson Rover: Mais de 100 empresas de portaria remota já utilizam a nossa solução. São mais de 700 condomínios atendidos e mais de 50 mil entregas por mês. No total, nós fabricamos e instalamos até o momento cerca de 30 mil portas eletrônicas.

Revista Segurança Eletrônica: Para os integradores que ainda tem receio de utilizar essa solução, quais seriam as vantagens em ter a Armários Inteligentes nos projetos de portaria remota?

Anderson Rover: Vou elencar alguns dos principais benefícios, que ajuda e melhora a gestão tanto das empresas de portaria como dos condomínios:

• Segurança: os armários inteligentes tornam o processo de entrega assíncrono, evitando o contato de quem entrega com quem recebe.

• Comodidade: os moradores podem retirar suas encomendas a qualquer momento, sem depender da disponibilidade de um funcionário da portaria. Além disso, a entrega dos itens é facilitada também para os entregadores, que não precisam entrar em contato direto com os moradores.

• Rastreabilidade: a solução possui uma tecnologia que permite a rastreabilidade do processo de entrega e retirada das encomendas, também possui um sistema de notificação que informa aos moradores quando um item é armazenado no locker. Isso proporciona maior tranquilidade e controle sobre as entregas.

• Gestão: os sistemas são integrados, o que facilita o gerenciamento das encomendas pelos administradores do condomínio. Isso inclui registro e controle das entregas, bem como monitoramento do uso e ocupação dos lockers.

• Flexibilidade e escalabilidade: os armários inteligentes são modulares e podem ser facilmente expandidos ou adaptados para atender às necessidades específicas de cada condomínio. Isso permite que o sistema cresça de acordo com a demanda por espaço de armazenamento e entregas.

• Privacidade: como as encomendas são armazenadas em compartimentos individuais e seguros, os moradores têm mais privacidade em relação às suas entregas. Isso evita que outras pessoas vejam ou manipulem itens que não são seus.

• Redução de custos: a utilização dos armários inteligentes reduz custos com mão de obra e infraestrutura, já que diminui a necessidade de contratar funcionários dedicados à portaria e ao gerenciamento de encomendas.

• Valorização do imóvel: a presença de um armário inteligente agrega valor ao condomínio, tornando-o mais atraente para potenciais compradores e inquilinos. A comodidade e segurança oferecidas podem ser fatores determinantes na escolha de um imóvel.

• Sustentabilidade: a solução contribui para a sustentabilidade ao reduzir o número de tentativas de entrega frustradas e diminuir a necessidade de veículos de entrega circulando no condomínio. Isso resulta em menos emissões de carbono e menor impacto ambiental.

Revista Segurança Eletrônica: Você comentou que a solução da Biccateca – Armários Inteligentes é integrada com diversos sistemas de portaria remota. Caso um projeto utilize um software diferente, é possível realizar essa integração?

Anderson Rover: Com certeza, atualmente nós temos integração com 10 aplicativos e mais 6 softwares de gestão, que são aqueles mais utilizados pelos integradores. Contamos com um departamento específico que cuida somente das integrações. Assim, qualquer empresa, seja ela de aplicativo de portaria ou software de gestão que queira se integrar conosco, temos uma equipe que faz isso. O mesmo processo pode ser feito caso uma empresa de portaria remota que já é nossa cliente queira mudar o seu software atual por outra plataforma.

Revista Segurança Eletrônica: No caso de queda de internet, as encomendas ainda podem ser entregues?

Anderson Rover: Sim, é possível porque a nossa solução funciona online e offline. Os armários inteligentes permitem a entrega e retirada de encomendas mesmo em casos de queda de internet, somente a notificação que será realizada depois que a internet voltar.

Revista Segurança Eletrônica: Como funciona o serviço de manutenção dos equipamentos?

Anderson Rover: Primeiro, é importante ressaltar que somos os fabricantes de toda a solução, de ponta a ponta. Desenvolvemos a estrutura de aço, o sistema embarcado, o sistema WEB e toda a parte de eletrônica e engenharia. Hoje temos armários em todo o Brasil, e por sermos uma solução totalmente em nuvem, conseguimos resolver 90% das dificuldades remotamente com a nossa equipe de suporte interna, mas também possuímos técnicos nas principais localidades do Brasil e nas outras regiões temos uma malha de autorizados. Todos os pontos onde os Correios entregam a nossa assistência técnica também está presente, e temos condição de realizar assistência técnica, reposição de peças, etc.

Revista Segurança Eletrônica: Vocês atuam apenas com a venda da solução ou é possível contratar a modalidade de locação?

Anderson Rover: Proporcionamos aos nossos parceiros a melhor escolha para o seu negócio e bolso. Trabalhamos tanto com venda como locação, dessa forma, se o condomínio quiser fazer a aquisição, nós vendemos, e se ele quiser locar todo o software e hardware, fazemos a locação. Quando é venda oferecemos garantia de um ano e na locação, toda a responsabilidade fica por conta da nossa empresa.

Revista Segurança Eletrônica: A empresa de segurança consegue aplicar a identidade visual dela nas soluções da Biccateca – Armários Inteligentes?

Anderson Rover: Com certeza! Somos uma empresa que preconiza a divulgação da identidade do nosso parceiro. As mais de 100 empresas de portaria remota que utilizam a nossa solução, a maioria delas trabalham com a sua identidade visual própria, tanto a parte externa do armário como o grafismo, envelopamento, tela e aplicativos carregam a identidade do nosso parceiro, trabalhamos com o conceito “white label”, onde o parceiro pode utilizar e divulgar a marca dele.

Revista Segurança Eletrônica: Como é a política comercial da empresa?

Anderson Rover: O nosso foco são as empresas de portaria remota, não os síndicos, embora façamos campanhas de marketing para despertar o interesse dos condomínios. As empresas de segurança que oferecem o serviço de portaria remota nos procuram através dos nossos canais, como site e redes sociais; a nossa equipe comercial atende esse profissional e analisa todo o projeto para então enviar a melhor proposta. Dispomos de uma equipe comercial interna e temos uma equipe externa nas principais regiões do país.

Revista Segurança Eletrônica: Gostaria de deixar um recado final para os nossos leitores?

Anderson Rover: O mercado de portaria remota possui esse problema da entrega de encomendas, é algo inevitável e não é possível conduzir adequadamente uma portaria remota sem resolver essa questão. Não existe mais como fazer um projeto de portaria remota sem utilizar os armários inteligentes para resolver esse problema da entrega em definitivo. É um mercado que percebemos que só está crescendo e estamos abertos a mais integrações e mais parceiros. Para quem quiser conhecer mais sobre a empresa e nosso trabalho, é só entrar em contato conosco.

Acesse: www.armariosinteligentes.com.br.

Notícias Relacionadas

Segurança Eletrônica

Axis apresenta o primeiro sensor minidome de aço inoxidável com iluminação IR

Certificado para uso em instalações de processamento de alimentos e catering, é alojado em uma caixa de aço inoxidável A…

Destaque

Em 1 mês com uso de drone, cai número de motoristas no celular e sem cinto

A redução, na avaliação do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, é sinal de que a tecnologia ajudou Prestes a…

Destaque

Softrack lança plataforma de monitoramento e gestão operacional para pontes rolantes inédita no mercado de intralogística

Baseado em telemetria, o Softrack Pontes Rolantes 4.0 tem como principal objetivo proporcionar a segurança na operação A Softrack, empresa…