Briefing diário de equipes: um caminho para o aumento da receita empresarial

No universo desafiador do transporte de cargas, onde cada movimento é crucial para o sucesso das operações, a disseminação da cultura de segurança e a consciência situacional do time desempenham papéis vitais. A ferramenta fundamental para fortalecer esses aspectos e, ao mesmo tempo, impulsionar o aumento da receita é o briefing diário das equipes.

O briefing do time no transporte de cargas não é apenas uma reunião rotineira. Pelo contrário! É a oportunidade valiosa de mostrar a presença da liderança local, estimular o desenvolvimento das pessoas, demonstrar a importância de cuidar do negócio, ressaltar a necessidade de trazer novos clientes (e cuidar muito bem dos existentes) implementar a cultura de prevenção de perdas e, claro, reforçar os procedimentos de segurança. Ao revisar protocolos, discutir potenciais riscos e compartilhar melhores práticas, as equipes fortalecem a cultura de segurança que permeia todas as operações. Além disso, o briefing diário eleva o nível de consciência situacional de toda a equipe.

Ao analisar as condições das rotas, previsões meteorológicas, disponibilidade do sistema, demanda excepcional entre outros fatores, as equipes se tornam mais preparadas para enfrentar qualquer eventualidade durante o transporte, manuseio e acondicionamento das cargas. Além disso, se envolvem com trabalho, renovam o relacionamento da equipe e robustecem o senso de responsabilidade com o cuidado em cada passo da operação.

Mas como isso se traduz em aumento de receita para as empresas? A resposta está na eficiência operacional e no cumprimento dos protocolos que refletem imediatamente na qualidade do serviço prestado. Procedimentos de segurança robustos mitigam danos. Logo, reduz a quantidade de indenizações, investigações e os custos associados.

São inúmeras as vantagens de manter a equipe com elevada consciência situacional, dentre elas destacamos a presença do senso ético no compromisso com as pessoas e nos negócios, a estimulação do engajamento, o despertar da criatividade, o senso de responsabilidade, a redução de erros operacionais, o cuidado com a coisa alheia, a capacidade de antecipação de problemas e a agilidade na solução de desafios, por vezes inesperados, para garantir a entrega das cargas dentro do prazo e condições prometidas, o que resulta em clientes satisfeitos e novos negócios.

Portanto, estimule a prática do briefing diário nas equipes. Além de fortalecer os procedimentos de segurança e aumentar a consciência situacional, essa prática simples pode ser um diferencial competitivo que impulsionará o crescimento e o sucesso da empresa no mercado.

Notícias Relacionadas

Destaque

Importância da segurança eletrônica na estratégia das grandes empresas: preparação e visibilidade no Seg Summit 2024

O mercado de segurança eletrônica tem se tornado cada vez mais central na estratégia das grandes empresas. Com o crescimento…

Destaque

Axis Communications comemora 40 anos possibilitando um mundo mais inteligente e seguro

Fundada em 1984, a Axis Communications – pioneira em IoT, nuvem e IA em videomonitoramento – está comemorando seu 40º…

Artigos

Autenticação segura escalável sem comprometer o desempenho

Por Klauss Schoneborn, gerente de Vendas para soluções de identidade e gestão de acesso da HID na América Latina. A…