Benefícios do monitoramento por drones para a segurança

Transmissão de imagens aéreas em tempo real, voos automatizados e acesso a regiões humanamente inacessíveis são alguns dos diferenciais da solução

O segmento de segurança física deve movimentar US$ 120,3 bilhões até 2025, de acordo com o relatório de pesquisa de mercado da MarketsandMarkets. Entre os principais motivos que impulsionam o crescimento anual de 5,2% (CAGR) são o aumento das taxas de criminalidade; os avanços tecnológicos; a implantação de tecnologia sem fio em sistemas de segurança e a adoção de sistemas de segurança baseados na Internet das Coisas (IoT) com plataformas de computação em nuvem.

Dessa forma, a preocupação com a segurança de ativos, pessoas e processos, e a necessidade de aumentar a eficiência das operações, tem feito o mercado de segurança física crescer cada vez mais.

Entre as inovações utilizadas pelas empresas, está o monitoramento de perímetro por drones, que pode ser aplicada tanto para segurança pública como para segurança privada.

“Antigamente a vigilância aérea era feita por helicópteros, e era algo muito caro e muito difícil de implementar. Os drones chegaram para simplificar muito o processo. Eles podem ser implantados em alguns minutos e são capazes de diminuir os custos (ao reduzir mão de obra) e trazer mais eficiência para a operação, gerando maior segurança, flexibilidade e capacidade de resposta”, disse Marco Forjaz, co-fundador e CRO da Aeroscan.

Benefícios do monitoramento por drone

1- SOLUÇÃO DE SEGURANÇA AUTOMATIZADA

Os drones podem ser programados para realizar voos autônomos. Isso torna possível gerenciar uma frota de drones automatizados a partir de um local remoto, realizando rondas regulares ao longo de trajetórias de voo predeterminadas, mesmo sem um operador controlando esses voos.

2- COMUNICAÇÃO EM TEMPO REAL

Por meio de transmissão de imagens em tempo real das câmeras dos drones as equipes de segurança podem saber ao vivo o que está acontecendo no local monitorado, além de poderem receber notificações instantâneas da operação.

Esta é uma grande atualização para uma rede de sistemas estáticos de câmeras de segurança, pois os drones são muito mais móveis e têm um campo de visão mais amplo. Com a tecnologia de transmissão de vídeo é possível que um drone entregue as imagens em tempo real de uma estação terrestre localizada a vários quilômetros de distância.

3- ADAPTAÇÃO DO EQUIPAMENTO AÉREO

É possível equipar os drones de acordo com a necessidade da operação. Em uma ronda em que é necessário, por exemplo, uma vigilância noturna, basta equipar com uma câmera térmica. Assim, seja noite ou dia, os drones podem fornecer vigilância versátil e confiável.

Soluções como câmera infra-RED, holofotes, alto-falantes, beacon de aviação e câmera a prova d’agua e resistente a poeira também pode ser instalada no drone.

4- ACESSO FACILITADO A REGIÕES DE DIFÍCIL ACESSO

Comparados a equipes de segurança em terra, os drones têm a vantagem de acesso quase irrestrito a qualquer local, uma vez que não são limitados pelo terreno. Assim, os drones podem responder a um local remoto mais rápido do que qualquer equipe de segurança a pé ou de carro.

Os drones também são mais adequados para responder a emergências. Se houver intrusos em uma propriedade privada, os vigilantes normalmente seguirão um protocolo que é projetado para evitar que sofram danos desnecessários. Com os drones, essa não será mais uma preocupação.

“Os drones são discretos e permitem a visualização a longa distância. Permitem o monitoramento em áreas maiores, em terrenos acidentados e em regiões humanamente inacessíveis, evitando acidentes e a falha humana”, explicou Marcelo Musselli, fundador e COO da Aeroscan.

Segurança patrimonial inovadora

A Aeroscan atua no mercado de segurança patrimonial com a solução de monitoramento por drone automatizado. Por meio de sua plataforma de gerenciamento inteligente, o cliente consegue coordenar seus drones integrados à todas as soluções perimetrais que precisar, como alarmes, cercas, radares etc., com possibilidade de aplicação em diversos segmentos.

O software da Aeroscan também permite que o drone faça a detecção de ameaças através de uma poderosa visão computacional embarcada, identificando anomalias e ameaças indesejadas de forma automatizada, como reconhecimento de pessoas, carros, animais, objetos e interpretação de imagem.

Seja um parceiro Aeroscan – www.aeroscan.com.br/seja_parceiro

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…