Bandidos escondidos embaixo das placas solares: como resolver?

Propriedades grandes, localizadas em áreas mais remotas, cercadas com vegetação densa e diversos pontos de vulnerabilidade. Esse é o tipo de cenário que profissionais de segurança precisam lidar para proteger as usinas fotovoltaicas do Brasil contra criminosos. 

E uma das dores dessas instalações é a dificuldade em detectar os invasores, principalmente porque muitos se escondem embaixo das grandes placas solares, passando despercebidos até pelos vigilantes durante uma ronda terrestre.

Para solucionar esse problema, estão sendo utilizados drones automatizados embarcados com câmeras térmicas, zoom de altíssima capacidade e inteligência artificial capazes de detectar anormalidades, classificar alvos, entre outras possibilidades.

Os drones podem tanto voar livremente pela propriedade como ficar conectado a um cabo que fornece energia e conexão, o que permite que a aeronave fique 24 horas por dia no ar, sem interrupções.

A solução pode realizar voos de reconhecimento de área, rondas aéreas, monitoramento, patrulha, pronta resposta, inspeções e mais infinitas possibilidades de aplicação. “Muitas usinas fotovoltaicas, por terem uma área muito grande e um sistema de segurança convencional, só descobrem que foram roubadas depois que o incidente já aconteceu. Já com os drones, é possível detectar em tempo real a tentativa de invasão de seres humanos, animais e veículos. Caso o criminoso tente se esconder embaixo de uma placa solar, ele não passará despercebido porque a câmera térmica visualiza a presença dele no local”, explicou o engenheiro Kleber Reis, diretor comercial e de operações da  Ôguen.

Além disso, é possível inibir os criminosos com alto-falantes e holofotes embarcados aos drones. Ao saber que foi detectado e que a polícia está a caminho, em geral, os invasores acabam desistindo de suas ações.

A solução utilizada em projetos de usinas fotovoltaicas no Brasil são os drones da israelense Easy Aerial, que tem como representante oficial no país, a distribuidora brasileira Ôguen. Para entender mais sobre como funcionam os drones, acesse: www.oguen.com ou entre em contato pelo número 11 93389-8133.

Notícias Relacionadas

Destaque

Nice completa seis meses de operação em Limeira com conquistas e foco em automação

A Nice completa seis meses de operação em seu novo hub em Limeira e é destaque no setor. Considerada uma…

Destaque

AXIS Radar Data Visualizer, detecção de longo alcance 180° em todas as condições climáticas e de iluminação

Ideal para melhorar a compreensão da cena em grandes áreas abertas, esse aplicativo analítico combina detecção de radar de 180°…

Destaque

Genetec apresenta solução empresarial SaaS unificada

O Security Center SaaS redefine as possibilidades de segurança física hospedada na nuvem A Genetec anuncia o Security Center SaaS, construído com…