Balanço Exposec: A 20ª edição da feira teve recorde de visitação, expositores e negócios

A 20ª edição da Exposec – Feira Internacional de Segurança, realizada de 23 a 25 de maio de 2017, foi encerrada com recorde de visitação, expositores e negócios. Foram 800 expositores, 40 mil metros m² de espaço e mais de 42 mil visitantes, um crescimento de 30% em relação ao ano passado.

A Presidente da ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), Selma Migliori, enfatizou o privilégio de comemorar a vigésima edição.  “Estamos aqui celebrando 20 anos de muito trabalho, desafios e conquistas. Chegamos em 2017 maiores e com grande aumento de qualidade. Como empresários, sabemos o quanto é difícil alcançarmos esse feito. A Exposec seguirá evoluindo e refletindo o presente e o futuro promissor deste mercado”.

Consolidada como o maior evento para o setor de segurança da América Latina a feira apresentou inúmeros lançamentos e novas tecnologias, e agregou conhecimento nos sete auditórios que ofereceram conteúdo através de palestras e workshops gratuitos durante o evento.

Para Rimantas Sipas, Diretor Comercial da Cipa Fiera Milano, ao completar 20 edições, a feira se consolida como a principal oportunidade para impulsionar novos negócios, apresentar tecnologias e criar networking entre os profissionais do setor. “Esta edição foi surpreendente pela diversidade de produtos, recorde de público e conteúdos inéditos que pudemos oferecer”.

COBRASE
No dia 24 de maio, o COBRASE (Congresso Brasileiro de Segurança Privada) trouxe quatro palestrantes para discutir a segurança privada. Os profissionais entraram em contato com grandes nomes do segmento: o empresário Roberto Costa, Diretor do DESEG – Departamento de Segurança da FIESP; o Tenente Coronel Veterano da Polícia Militar, Diógenes Lucca; o especialista em segurança pessoal, Antônio Carlos Biagione e o consultor em segurança, Luiz Carlos Gabriel.

Roberto Costa abordou o tema da prevenção, com a palestra “Segurança é estilo de vida”. Para o especialista as pessoas deveriam se relacionar melhor com a segurança. “Tomar cuidado ao chegar e sair de casa, entender os sistemas de acesso, senhas e etc. É preciso se educar para a prevenção no dia-a-dia. A violência sempre esteve presente. Adotar hábitos seguros é a forma de se administrar a segurança, afinal, isso também é qualidade de vida, assim como saúde, lazer e educação”, destacou. De acordo com dados da Secretaria Pública do Estado de São Paulo, em 2016, a cidade de São Paulo registrou 1 crime para cada 30 habitantes. “Temos que considerar ainda que estes são os crimes relatados, existem as ocorrências não reportadas”.

Reconhecido nome no setor, o especialista em prevenção e segurança, Diógenes Lucca, entrou para a polícia aos 15 anos e fez parte da fundação do GATE – Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar, que comandou por sete anos. Diógenes fez um paralelo entre a Tropa de Elite e empresas de alta performance. “Você é o que você entrega. Na Tropa de Elite é assim, na empresa de alta performance é assim. Tem que ter vontade de realizar o trabalho. Seja ambicioso. Busque cada vez mais. Faça mais e melhor o tempo todo”.

Diógenes também dividiu algumas lições de liderança que podem ser aplicadas às empresas. “Um líder deve estar envolvido e ciente do que a sua equipe faz, delega tarefas e não responsabilidades. Lidar com conflitos também faz parte do dia-a-dia”. Para ele é preciso ter uma equipe coesa e bem estruturada. “Avaliar em cada um, o potencial, desempenho, competência e comprometimento. Mas sempre ter em mente que ninguém chega lá sozinho. Tudo é trabalho em equipe”.

Exposhow – Palestras dos Expositores
Cerca de 30 temas foram abordados no Exposhow. Ministradas pelos expositores da feira, as palestras giraram em torno de temas importantes para a segurança, com foco em apresentar novas tecnologias e oportunidades de mercado. Entre os tópicos: A internet das coisas; Novas oportunidades no mercado de rastreamento; Perspectivas para o mercado de segurança eletrônica nos próximos 10 anos; Segurança integrada; Como as novas tecnologias podem salvar a sua empresa; Como o uso da inteligência artificial vai revolucionar a segurança eletrônica e Monitoramento com drones.

Curso de Mapeamento de Vulnerabilidade
Marcou a manhã do terceiro dia da Exposec o curso “Mapeamento de Vulnerabilidade em Segurança Empresarial”. O encontro reuniu profissionais da área de segurança privada, gestores, supervisores de vigilância, gestores de empresas de vigilância e de segurança eletrônica, e técnicos de segurança do trabalho, para ouvir o consultor em segurança, Luiz Carlos Gabriel.

O especialista falou sobre o processo da gestão da segurança e a questão da prevenção, de forma a atenuar os riscos do negócio. Na teoria e na prática mostrou ao público como fazer o mapeamento da vulnerabilidade, as áreas críticas e como utilizar meios corretivos de maneira eficiente na eliminação ou redução de riscos. “A segurança empresarial já é parte integrante dos processos de gestão, visto que compete a ela proporcionar as devidas condições para que não haja continuidade no aparecimento de problemas”, finalizou Luiz Gabriel.

Arena Drone
Novidade da 20ª edição da Exposec a Arena Drone trouxe demonstrações ao vivo, com apresentação de diferentes tipos de drones para uma variedade de aplicações. As empresas Drones Brasil, Prosegur e Seagate apresentaram as mais recentes inovações do mercado para o público do evento, garantindo oportunidades profissionais, comerciais e de consumo. As novidades na área de segurança são os drones aptos a fazer rondas internas, através de centos de controle, o serviço de vigilância e inspeção, e até linhas anti-invasão, com soluções que detectam “drones espiões” ou não autorizados que estejam sobrevoando o local.

EXPOSEC 2018
A próxima edição já está confirmada para 22 a 24 de maio de 2018, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo. Acompanhe as novidades nas redes sociais e site do evento: www.exposec.com.br

Notícias Relacionadas

Destaque

PositivoSEG orienta empresas que pretendem investir em segurança eletrônica e não sabem por onde começar

Diretor de IoT, José Ricardo Tobias elenca cinco passos iniciais que vão garantir uma escolha inteligente para proteger os ativos…

Destaque

LogPlace inicia transporte de cargas de alto valor em parceria com a TBForte

O lançamento do serviço foi marcado por uma homenagem ao piloto Ayrton Senna com transporte do capacete utilizado em 1988…

Cases

Lotérica reduz custo na gestão de numerário e zera perdas com cofre inteligente

Cansado de assaltos e de perder horas do dia fazendo a contagem das cédulas, o empresário José Eduardo Nogueira de…