Axis lança câmera 4K com orientação vertical para rodovias

A Axis Communications lançou uma câmera 4K que pode gerar vídeos na vertical. Para fins de videomonitoramento em estradas e vias urbanas, a orientação vertical permite maior profundidade de visão para que os operadores na central de controle consigam ver detalhes de áreas mais distantes, mesmo após aproximar a imagem consideravelmente.

A visualização vertical é garantida pelo chamado Formato Corredor. Em vez do formato “paisagem” tradicional, o Formato Corredor maximiza a qualidade da imagem para dar mais alcance de visão vertical, o que pode ser útil, por exemplo, para detectar veículos na área superior do vídeo. Pela primeira vez, esse recurso está sendo oferecido com resolução Ultra HD, equivalente a quatro vezes o Full HD.

A nova câmera, chamada AXIS P1368-E, possui um design interior diferente. A lente desliza por um trilho embutido, o que dá espaço interno para lentes opcionais. Assim, é possível usar lentes zoom maiores conforme a necessidade de visualização de detalhes por parte da concessionária ou do gestor de trânsito.

“Ao instalar a câmera numa rua ou cruzamento, por exemplo, os postes de aço já existentes podem ser usados mesmo quando a distância entre eles varia”, explica Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis. “Apesar de lentes varifocais permitirem ajustes menores, faz toda a diferença poder usar lentes tele, com alcance maior, para cobrir toda a extensão pretendida sem gastar com mudanças na estrutura”.

Outro exemplo interessante é o uso da câmera para leitura de placas de veículos. Em muitos casos, visualizar com precisão uma placa distante requer maior milimetragem, o que significa o uso de lentes maiores dentro da caixa. Com a capacidade crescente de processamento de dados na própria câmera, o que gera mais calor, a nova AXIS P1368-E permite usar lentes muito grandes mesmo quando a temperatura interna for um desafio pelo uso de analíticos.

É esse design mais flexível que permite girar facilmente a lente em 90º para uso do Formato Corredor, sem precisar de suportes ou acessórios extras.

O novo produto estará disponível para pedidos através da rede de canais da Axis no Brasil a partir de Maio.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como funcionará o “Big Brother”, projeto de vigilância do estado de SP

O programa Muralha Paulista, nome oficial do projeto que é uma espécie de “Big Brother” da Polícia Militar (PM) de…

Destaque

Reconhecimento facial será obrigatório nos estádios a partir de 2025

Lei Geral do Esporte estabelece a adoção da tecnologia em estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas Uma nova…

Destaque

Abese expande cursos de formação para profissionais de segurança eletrônica

Com a contínua necessidade de mão de obra qualificada para suprir vagas do setor, a associação investiu em programas de…