Axis desenvolve tecnologia permite o uso de videoporteiros por pessoas com deficiência visual ou auditiva

A Axis Communications criou o kit de acessibilidade A8004-VE, que permite a pessoas com deficiências auditivas ou visuais a comunicação através de videoporteiro para o controle de entradas e saídas em condomínios ou estacionamentos, além de áreas de acesso restrito em hospitais, escolas e edifícios comerciais.

Desenvolvido como uma placa frontal que se conecta diretamente ao videoporteiro IP da empresa, o kit conta com pictogramas luminosos que indicam a liberação do acesso e função ativada – indicando, por exemplo, que a imagem do usuário está sendo vista ao vivo pela equipe de monitoramento, possibilitando inclusive uma conversa na linguagem brasileira de sinais (Libras).

Para usuários com dificuldades visuais, um loop de avisos sonoros alerta sobre a presença do videoporteiro, e uma marcação em braile indica o botão de chamada de voz com a central. Dessa maneira, a interação com a tecnologia fica muito mais simples e dispensa a presença de terceiros.

“O produto permite aos edifícios atenderem a regulações sobre acessibilidade livre de barreiras”, afirma Andrei Junqueira, gerente de Vendas da Axis para a América do Sul.

O videoporteiro com o kit de acessibilidade também pode ser utilizado em totens de auxílio remoto, como em rodovias, para contato imediato com a central de controle.

Em dezembro de 2016, a Axis recebeu o prêmio Sustainability Leadership Award, que reconhece pessoas, equipes e organizações que tenham feito da sustentabilidade uma parte integral de suas práticas.

O novo kit já está disponível para pedidos através da rede de canais da Axis no Brasil a partir desse mês.

Notícias Relacionadas

Artigos

Radares: evolução e aplicação na segurança patrimonial

Por Engº Kleber Reis Eles são destaque nas feiras de segurança no Brasil e no mundo, e não é por…

Destaque

Como funciona a lei em relação à exposição de imagens em câmeras de segurança?

Francisco Gomes Júnior, advogado especialista em direito digital, explica que imagem é um dado pessoal e que não é permitido…

Destaque

Acaba de chegar ao Brasil drone capaz de voar 24 horas por dia

Desembarcou essa semana em São Paulo, diretamente de Israel, o drone cabeado com a capacidade de voar 24 horas por…