Axis cria solução 3D para contagem de pessoas no varejo

Um dispositivo que captura imagens tridimensionais (3D) e faz a contagem precisa do fluxo de pessoas que entram e saem de um ambiente, essa é a novidade que a Axis Communications, fabricante sueca na área de videomonitoramento, anunciou para o mercado de varejo.

O novo kit de sensores estéreo AXIS P8804 é instalado no teto e realiza o mapeamento de todo o local, levando em consideração a altura dos objetos, o que evita a contagem de itens irrelevantes, como carrinhos de compras. O aparelho também supera situações que antes afetavam a contagem precisa, como sombras, luz solar intensa ou um grande fluxo de pessoas se dirigindo para um mesmo local. A tecnologia 3D ainda evita a remoção de merchandising, displays ou prateleiras na zona de contagem.

A solução inclui o software TrueView 3D People Counter, da Cognimatics, empresa adquirida pela Axis em 2016, que gera relatórios automáticos em diversos formatos, como arquivos Excel. A informação gerada pela solução pode ser combinada com outros analíticos de vídeo para criar uma loja inteligente.

“O gerente pode ter acesso a relatórios em tempo real ou consolidados não apenas da contagem de pessoas, com o AXIS P8804, mas também utilizar as outras câmeras instaladas na loja para capturar dados referentes ao fluxo de pessoas. O fluxo de pessoas permite identificar os caminhos preferenciais que os clientes fazem na loja, e perceber na hora como a mudança de layout impacta nas vendas. Com esse mesmo analítico, é possível detectar as áreas onde houve maior concentração de pessoas ao longo do dia, como saber se determinado mostruário atraiu pessoas diante dele por volta do horário do almoço, por exemplo. Os analíticos de contagem de pessoas e de fluxo de pessoas são diferentes, mas podem se complementar como ferramenta de Business Intelligence para aumentar as vendas e melhorar a experiência na loja”, explica Paulo Santos, gerente de soluções Enterprise da Axis.

Outro ganho para o varejista está na instalação do equipamento, que pode ser alocado discretamente em ambientes com pé-direito de 2,40m, enquanto a solução anterior (2D) exigia uma altura mínima de 2,70m. Para eliminar a necessidade de um computador, o software da Cognimatics é processado inteiramente no hardware do kit, dentro da câmera.

Por utilizar uma plataforma aberta, o kit AXIS P8804 poderá contar no futuro com outros softwares de parceiros da Axis. O AXIS P8804 já está disponível na rede de canais da companhia. O preço sugerido no Brasil (MSRP) é de R$ 3.361, mais impostos estaduais.

Notícias Relacionadas

Revista

Nova edição da Revista Segurança Eletrônica está disponível

A nova edição da Revista Segurança Eletrônica (abril/2021) está no ar! Nela trouxemos o case do banco Santander, que reformulou…

Destaque

Homem processa polícia após ser preso por engano por falha em reconhecimento facial

Um homem entrou com um processo contra a polícia de Detroit, nos Estados Unidos, após ser preso por engano por…

Cibersegurança

Cyber Security Summit Brasil 2021 abre inscrições para a quinta edição

A mais importante conferência internacional de cibersegurança, a Cyber Security Summit Brasil (CSSB), abriu as inscrições para a sua quinta…