Axis apresenta na ISC Brasil colete inteligente que reconhece suspeitos

A Axis Communications apresenta ao mercado um colete que detecta quando um suspeito está próximo ou quando acaba de cruzar com um agente de segurança. O equipamento possui uma câmera com reconhecimento facial que cruza o rosto das pessoas à frente do agente com um banco de dados, que pode ser de criminosos foragidos, suspeitos de tráfico de drogas ou integrantes de quadrilhas de assalto a bancos, entre outros crimes.

Ao detectar o suspeito, a câmera emite um aviso sonoro ao agente para que fique alerta. Na mesma hora, um outro agente na central de controle visualiza o suspeito e, usando um microfone de mesa, descreve ao agente em campo as características do indivíduo procurado, e traça um plano de ação.

A tecnologia pode ser usada, por exemplo, por agentes de segurança privada na entrada de agências bancárias, evitando que integrantes de quadrilhas que tenham assaltado o banco em outra cidade voltem a entrar no banco. Para profissionais que controlam a entrada de visitantes em grandes empresas, a tecnologia permite evitar a entrada de criminosos disfarçados de prestadores de serviço, por exemplo. Em estádios de futebol, os agentes posicionados em frente às catracas podem abordar torcedores que estejam impedidos de entrar no estádio por envolvimento em atos de violência, mesmo que o episódio tenha ocorrido em outro estado.

Carregada através de uma bateria, a câmera tem autonomia para acompanhar a ronda dos agentes de segurança. “Ao cruzar com indivíduos perigosos cadastrados em um banco de dados, o equipamento gera um alerta sonoro para que o profissional possa atuar imediatamente e, ao mesmo tempo, alerta a central sobre o ocorrido para que possam contribuir remotamente com a ação ou enviar reforços”, explicou Marcelo Ponte, gerente de Marketing da Axis Communications.

O piloto dessa tecnologia está sendo demostrado na ISC Brasil 2018, no estande da Axis Communications, até quinta-feira (08/03).

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…