Avantia vence licitação para implantar solução de videomonitoramento em subestações da Chesf

A Avantia celebra o fechamento de contrato com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf para fornecer hardware e softwares de última geração com a finalidade de implantar um sistema de videomonitoramento voltado para dar suporte à operação das subestações da empresa, além de segurança física e patrimonial.

O sistema de monitoramento terá todos os recursos disponibilizados para os quatro Centros Regionais de Operação do Sistema Eletroenergético da Chesf, em Recife, Fortaleza, Paulo Afonso e Salvador e, para mais um Centro de Supervisão de Imagens e Eventos, localizado em Paulo Afonso. A implantação do sistema já foi iniciada e em três anos estará implantado em todas as instalações.

O sistema que irá monitorar as subestações  contará com tecnologia de ponta que faz uma análise inteligente das imagens capturadas, o que permite maior controle e supervisão na operação das instalações, auxiliando, também, no controle de entrada de pessoas não autorizadas, aproximação de veículos não autorizados, monitoramento dos equipamentos, auxiliando  no atendimento de emergências, colaborando com a segurança patrimonial e a operação da Companhia, contribuindo para a melhoria de performance e capacidade dos serviços. 

“A expectativa da Avantia com o projeto é oferecer incremento na auditoria e eficiência da operação da Chesf, assim como provocar redução significativa em eventos ofensores ao patrimônio público. Isso com emprego de tecnologia inovadora de radar e o uso de inteligência artificial (analíticos de imagens), os quais serão capazes de identificar eventos fora do padrão, gerando alarmes automáticos e em tempo real para o operador, utilizando software e câmeras de altíssima qualidade”, declarou Bruno Carvalho, diretor comercial Norte e Nordeste da Avantia.

O projeto é grandioso e deve movimentar a economia local e contribuir para a geração de renda, tendo em vista a necessidade de contratação de profissionais especialistas na área. A Avantia, que tem sede na capital pernambucana, por exemplo, já está ampliando suas contratações. As vagas disponíveis estão no site da empresa, no menu ‘Trabalhe Conosco’.

A Chesf, com sede no Recife, é uma sociedade de economia mista, de capital aberto, que tem como atividade principal a geração, transmissão e comercialização de energia elétrica.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como proteger estádios e arenas esportivas com tecnologia de segurança

Por Leopoldo Ruíz, Diretor Regional para a América Latina da Axis Communications Este mês tem sido uma temporada esportiva bastante…

Controle de Acesso

ASSA ABLOY Controle de Acesso passa a comercializar produtos Mul-T-Lock no Brasil

Referência em segurança desde 1973, agora é a vez dos brasileiros aproveitarem a qualidade dos acessórios e produtos da marca…

Cibersegurança

Entenda que é um apagão cibernético e quais são os riscos

Uma falha de grande magnitude, que compromete o funcionamento de sistemas interconectados e, portanto, pode afetar uma porção significativa dos…