Aumento da frota nas cidades exige soluções de monitoramento

Com 101,3 milhões de veículos em circulação nas vias públicas do Brasil, as soluções tecnológicas são decisivas para melhorar o fluxo nos centros urbanos, reduzir congestionamentos, bloqueios dos cruzamentos e acidentes de trânsito. Atenta a questões de mobilidade urbana, a Pumatronix acaba de lançar a sua nova solução, o VIGIA-VL, que busca trazer um conceito de “onda verde” para as cidades, isto é, a sincronização dos semáforos.

De acordo com o CEO da Pumatronix, Sylvio Calixto, o VIGIA-VL pretende entender o fluxo das ruas e das cidades e usar essa informação para fazer o planejamento dos semáforos e controle do tráfego de veículos. “O sistema, que é integrado a controladores semafóricos, possibilita um melhor monitoramento e análise do tráfego de veículos por vídeo, tanto para grandes centros urbanos como para pequenos e médios”, explica.

O CEO ainda complementa que a nova solução está em sintonia com o conceito de mobilidade, uma vez que o aumento de frota veicular é um problema para os motoristas que, todos os dias, perdem muitas horas no trânsito.

O gerente de marketing da Pumatronix, Ian Robinson, acrescenta que, com o VIGIA-VL, os semáforos podem ser programados conforme horário e fluxo das diferentes vias. “A análise é feita em tempo real, com monitoramento de até 16 faixas por controlador semafórico. A solução fornece informações para o sistema realizar a gestão do tráfego de forma adaptativa, com ajustes de temporização conforme o fluxo de cada via. A taxa de ocupação, a previsão de filas e o tamanho delas também são identificadas por meio do sistema”, expõe o gerente.

Menos congestionamento

Na prática, conforme comenta o consultor e especialista de trânsito e transporte da Tranzum, Alexandre Zum, com soluções semafóricas a melhoria em redução de trânsito e congestionamento pode chegar a 25% para cidades com trânsito regular. Já em cidades de grande porte, como é o caso de São Paulo, a redução pode chegar a 50%.

Esses números levam em conta a substituição dos controladores mais antigos, cuja programação semafórica já está comprometida, por controladores com inteligência, que otimizam a operação de sinal aberto , atingindo a sua capacidade máxima e privilegiando a formação de “ondas verdes” para os motoristas.

Ele comenta que o principal problema, hoje, está ligado à manutenção do sistema semafórico em tempo real. “Com um sistema como o VIGIA-VL, haverá uma economia de tempo para os motoristas, redução de estresse e economia na manutenção de detectores magnéticos para as prefeituras”, pontua.

Em uma avaliação geral, o especialista de trânsito e transporte alerta que é essencial para a segurança que qualquer cidade média tenha esse controle semafórico, especialmente nos cruzamentos. “Os novos sistemas permitem que controladores de marcas diferentes consigam operar de forma unificada”, conclui.

Notícias Relacionadas

Destaque

PositivoSEG orienta empresas que pretendem investir em segurança eletrônica e não sabem por onde começar

Diretor de IoT, José Ricardo Tobias elenca cinco passos iniciais que vão garantir uma escolha inteligente para proteger os ativos…

Destaque

LogPlace inicia transporte de cargas de alto valor em parceria com a TBForte

O lançamento do serviço foi marcado por uma homenagem ao piloto Ayrton Senna com transporte do capacete utilizado em 1988…

Cases

Lotérica reduz custo na gestão de numerário e zera perdas com cofre inteligente

Cansado de assaltos e de perder horas do dia fazendo a contagem das cédulas, o empresário José Eduardo Nogueira de…