Atualização do Intelbras Defense IA traz novas funcionalidades que promovem a revolução de sistemas de segurança com videomonitoramento

Software que gerencia equipamentos traz novas integrações com gravadores veiculares, câmeras inteligentes e controladores de acesso

A Intelbras (INTB3) acaba de lançar uma nova atualização do seu software Intelbras Defense IA, ferramenta que gerencia, de forma unificada, diversos equipamentos de segurança eletrônica, proporcionando um videomonitoramento com uma série de funções baseadas em Inteligência Artificial.

A nova versão 3.1 foi lançada oficialmente em evento realizado em São Paulo, no último dia 30 de janeiro, e agrega novas funcionalidades exclusivas, como integração com câmeras veiculares, rastreamento de carros em estacionamentos, detecção e visualização rápida de indivíduos nas câmeras inteligentes, entre outras.

“O Intelbras Defense IA 3.1 é resultado de um trabalho com base em inovação, característica presente em todos os produtos e soluções da companhia. Ele emerge como uma ferramenta fundamental na revolução dos sistemas de segurança e, ao explorarmos os seus diferentes cenários de aplicação, fica evidente que sua presença não apenas fortalece a capacidade de tornar o ambiente mais seguro, mas também impulsiona a confiabilidade dos estabelecimentos e grandes eventos, por exemplo”, afirmou Marcelo Bett, diretor da unidade de segurança da Intelbras.

Aplicações e ecossistema completo

O Intelbras Defense IA foi desenvolvido para clientes que desejam ter uma gestão do sistema de segurança facilitada, independentemente do tamanho do projeto. Sua flexibilidade garante ótima experiência em diferentes aplicações, que vão desde condomínios, empresas e indústrias, até escolas, hospitais e aeroportos. Além disso, também é possível usá-lo como aliado das Cidades Inteligentes, uma vez que ele é capaz de agregar diversas soluções de monitoramento e promover um controle unificado de toda elas.

Com uma usabilidade intuitiva e prática, o software consiste em uma solução avançada que oferece a possibilidade de controlar e acessar informações de câmeras, gravadores, controladores de acesso, painéis de alarme e incêndio, videoporteiros SIP, Bodycam, Storages, entre muitos outros. E tudo pode ser visto e aplicado na mesma tela e mesmo ambiente virtual. Além disso, por trabalhar com funções que usam Inteligência Artificial, é possível incorporá-las no sistema, usando esses recursos dos equipamentos de segurança, como reconhecimento facial, leitura de placas e contagem de pessoas.

“Com a utilização da nossa solução, o usuário garante um ecossistema coeso, permitindo a vigilância eficaz dos ambientes em tempo real. Sua importância está na capacidade de monitorar, analisar e auxiliar na tomada de decisões, melhorando a prevenção de incidentes e o tempo de resposta em situações críticas”, explica Bett.

Novas funcionalidades para ampliar a segurança dos empreendimentos

A atualização trouxe uma série de novidades que aprimoram ainda mais a usabilidade dos operadores, além de recursos alinhados com o que há de mais avançado no universo da segurança eletrônica, atendendo as reais demandas dos clientes.

Uma das principais necessidades dos usuários que buscam ampliar a segurança dos seus empreendimentos é ter a tecnologia como aliada não apenas na captação de imagens em tempo real, mas também para processar informações e dados, bem como detectar comportamentos suspeitos. Para isso, a nova função In Search permite, por exemplo, que um indivíduo específico seja encontrado nas imagens captadas por todas as câmeras do sistema que possuem a função de detecção de pessoas, com base nas suas características físicas. Isso pode ser feito com apenas um clique e, rapidamente, é possível ver o trajeto, áreas acessadas e ações realizadas, facilitando uma ação assertiva.

Muitas vezes, as equipes de segurança também são submetidas a situações que vão além da capacidade humana de monitorar o ambiente. Por isso, o software pode ser um grande aliado, uma vez que ele possibilita a automatização de diversas ações, deixando as pessoas focadas em outras demandas que exijam uma atenção maior. Como exemplo disso, para evitar mobilizações desnecessárias, a Intelbras também oferece a função de cercas virtuais, capaz de identificar com mais precisão pessoas mal-intencionadas por meio de imagens combinadas que monitoram perímetros específicos de áreas comuns.

“Também trabalhamos para criar uma integração com antenas antifurto, que são capazes de emitir alertas no caso de pessoas saírem de lojas sem efetuar o pagamento de um produto. Assim, o sistema de segurança pode ser usado para inibir ações maliciosas com agilidade e eficiência, integrando as imagens da câmera e o reconhecimento facial para proporcionar um ambiente mais seguro”, pontua Christian Lemos, líder de desenvolvimento de produto da Intelbras.

Novidades para os controladores de acesso

Outra solução muito utilizada é o controlador de acesso, aplicada em cenários em que é preciso liberar ou bloquear a entrada e saída de pessoas, como nas catracas de eventos ou prédios comerciais. Com a atualização do Intelbras Defense IA, será possível obter informações sobre histórico e visualização ao vivo das pessoas que entram e saem do ambiente monitorado, contabilizando o número de indivíduos que estão em um mesmo recinto e fazendo o rastreio dos acessos de uma pessoa específica.

“Além das novas funções, existe a possibilidade de integrar os controladores de acesso com o serviço de WideChat, enviando mensagens automáticas via WhatsApp para participantes de eventos e pais de estudantes quando eles entram e saem da escola, por exemplo”, acrescenta Lemos.

Experiência aprimorada em estacionamentos e monitoramento de frotas

Já no âmbito da mobilidade, o Intelbras Defense IA permite também uma experiência exclusiva e diferenciada para visitantes de shoppings e prédios comerciais. De forma inédita, o software possibilita que os proprietários dos veículos encontrem seus carros em estacionamentos por meio de uma página na web fácil e intuitiva de ser usada. Basta inserir os dados da placa do veículo e um mapa do estacionamento será projetado na tela com a indicação sobre qual vaga o veículo está estacionado.

E com a nova versão do software, o operador responsável por gerir uma frota de caminhões pode visualizar os fluxos das câmeras veiculares conectadas ao sistema com apenas um clique. Com a funcionalidade, é possível verificar a localização atual dos veículos, com atualizações a cada 30 segundos. Na tela, todas as imagens podem ser colocadas ao lado do mapa, que mostra a posição exata de cada automóvel, tornando o monitoramento muito mais efetivo.

Comunicação ágil e eficiente com funcionários da empresa

As empresas precisam, em várias situações, se comunicar de forma imediata com seus colaboradores. Seja para solicitar a presença, reunir grupos ou alertar para evacuação de ambientes, a transmissão de alertas e avisos em áudio são extremamente eficientes e, agora, podem ser feitas diretamente do software da Intelbras.

Com a função, é possível transmitir áudios em cornetas da Khomp, empresa do grupo Intelbras, conectados no sistema. Além de mensagens em tempo real por meio de um microfone, o operador pode utilizar arquivos de áudio para o envio de alertas padronizados.

Vendas e formato de licenças

Atualmente, o software é vendido no formato de licenças, que são adquiridas mediante pagamento único por parte do cliente, garantindo a ele acesso ao serviço de forma vitalícia. A Intelbras disponibiliza diferentes possibilidades de integrações, com licença base para gravação de imagens, conexão de controladores faciais, entre outras funcionalidades que garantem flexibilidade para que os clientes possam conectar todos os seus dispositivos da maneira que desejarem.

“A qualidade e confiabilidade do software podem ser confirmadas por meio dos nossos cases de sucesso. Entre eles, está a aplicação em grandes eventos, como a Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, e circuitos da Stock Car Pro Series por todo o Brasil. Além disso, empreendimentos como o Floripa Airport, em Florianópolis, e o Estádio do Maracanã, localizado no Rio de Janeiro, também usam nossa solução para fortalecer a segurança do público e seus colaboradores”, Marcelo Bett.

Notícias Relacionadas

Destaque

Inteligência Artificial e Segurança na Indústria Moderna

Por Bruno Gouvea Nas indústrias modernas, a proteção de ativos críticos, como maquinários de alto valor, estoques e informações sensíveis,…

Destaque

Avantia promove 7ª edição do Security Talks em São Paulo

Evento referência no segmento de segurança e tecnologia reúne líderes e especialistas para compartilhar perspectivas e insights exclusivos, envolvendo inovações…

Destaque

Inovação no setor público: o Brasil está na direção certa?

Por incrível que pareça, aparelhos de fax e pastas com arquivos de papel ainda são usados nos escritórios de muitas…