Aplicativo polonês exige selfie para comprovar quarentena

Em meio à pandemia global de coronavírus, a Polônia lançou, na última sexta-feira (20), um aplicativo que permite que cidadãos em quarentena no país enviem selfies às autoridades para provar que estão em casa. “As pessoas em quarentena têm uma escolha: receber visitas inesperadas da polícia ou fazer o download deste aplicativo”, resumiu Karol Manys, porta-voz do Ministério Digital da Polônia.

Intitulado Home Quarantine (Quarentena Doméstica, em tradução livre), o aplicativo foi feito para as pessoas que estão em quarentena obrigatória de 14 dias após retornarem de uma viagem ao exterior.

Para funcionar, o aplicativo utiliza geolocalização e reconhecimento facial para que os usuários façam uma espécie de check-in diário para as autoridades. A pessoa deve tirar selfies dentro do sistema do aplicativo, que solicita mais fotos inesperadas e imediatas no decorrer do dia. Se não houver resposta em 20 minutos, a polícia é notificada.

Já na sexta-feira de lançamento, as autoridades polonesas afirmaram terem aplicado uma multa de 500 zlotys (cerca de R$ 600) a um usuário que desrespeitou as regras da quarentena. Segundo a polícia, a penalidade pode chegar a 5.000 zlotys (cerca de R$ 5.980).

Assim como outros membros da União Europeia, a Polônia implantou medidas para combater a disseminação do coronavírus: as escolas estão fechadas até a Páscoa, nenhum estrangeiro passa pela fronteira e o home office deve ser adotado pelo máximo de empresas possível.

A Polônia tem 38 milhões de habitantes, dos quais 425 testaram positivo para a Covid-19 e 5 estão mortos em decorrência da doença.

Notícias Relacionadas

Destaque

ZKTeco e Seventh fazem integração com SpeedFace V5L

A ZKTeco, fabricante mundial em tecnologia de segurança inteligente por meio de reconhecimento biométrico (facial, palma, veia do dedo e…

Destaque

Na volta às aulas, novas tecnologias ajudam a evitar contaminação nas escolas

Um estudo realizado pela Apeoesp, pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos…

Destaque

Drone ajudará Guarda Municipal de Porto Alegre em ações de combate à criminalidade

Para possibilitar maior agilidade às ações de combate à criminalidade em Porto Alegre, principalmente nas áreas de praças e parques, a…