Analíticos de Vídeo: 4 Setores que precisam ter monitoramento inteligente

O monitoramento inteligente é uma alternativa eficaz para aumentar a segurança de empresas em diversos segmentos, pois os analíticos de vídeo e sensores permitem uma gestão da segurança proativa. Ou seja, enquanto operadores de sistemas de CFTV tradicionais são focados em monitorar imagens ou averiguá-las após uma ocorrência, os operadores de sistemas com análise de vídeo inteligente atuam com monitoramento de eventos (não de imagens) e são capazes de tratar uma ocorrência assim que ela ocorre.

A diferença está no uso de softwares com visão computacional e inteligência artificial. Através desses recursos, a equipe de monitoramento não precisa observar cada segundo dos vídeos, pois as câmeras inteligentes identificam situações que fogem ao padrão, e geram uma alerta na tela do operador. Após isso, a equipe avalia a ocorrência detectada e toma as medidas cabíveis para tratar a situação.

Com isso, eventos perigosos são remediados em tempo hábil ou mesmo evitados. A depender do seu ramo de atuação, isso pode ser extremamente importante. Vamos mostrar neste artigo alguns setores onde a presença de analíticos de vídeo é um fator crítico para a segurança.

#1 Analíticos de Vídeo para Instituições de Ensino

A proteção dos alunos e professores dentro de escolas e universidades é uma preocupação constante, tanto para entidades privadas quanto para órgãos públicos. No Brasil, a questão já apresenta índices alarmantes em certas regiões. A seguir alguns dados da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo):

• Em São Paulo, 4 a cada 10 professores já sofreram violência nas escolas;

• Ainda sobre os educadores, 72% já presenciaram brigas entre alunos e 62% já foram xingados;

• Quanto ao estudantes, 70% já sofreram violência dentro da escola;

• As ocorrências de violência se dividem principalmente entre pátios, salas da aula e corredores.

Os episódios de violência variam entre depredações, furto/roubo de patrimônio, agressões entre alunos e agressões aluno/professor. Todo esse cenário pode ser tratado com o uso do analíticos de vídeo para conter previamente situações de riscos. A redução desses casos implica em melhorar índices de faltas ou abandono escolar devido ao clima de insegurança.

Confira algumas aplicações possíveis:

• Analíticos que identificam aglomeração de pessoas podem detectar indícios de brigas em pátios ou corredores e acionar a equipe de funcionários;

• Objetos retirados de locais (como secretarias ou laboratórios) podem ser identificados imediatamente com análise de vídeo inteligente;

• Softwares de reconhecimento facial identificam pessoas suspeitas nas imediações;

• Perímetros podem ser monitorados para detectar invasões (de infratores) ou evasões (de alunos).

Além das diversas funcionalidades dos analíticos de vídeo e sensores de presença, sistemas como sensores de áudio compõem uma boa associam devido à sua capacidade de identificar ruídos sonoros, como tiros e distúrbios.

#2 Construção civil mais segura com o monitoramento inteligente

A segurança é uma grande preocupações do setor de construção civil, tanto no que diz respeito à proteção do patrimônio, quanto à segurança no trabalho em relação ao uso de normas e equipamentos de proteção pelos funcionários. O monitoramento inteligente também é um grande aliado para a prevenção de ocorrências adversas, como furtos e acidentes, diminuindo riscos à equipe e transtornos com apurações legais.

Algumas aplicações práticas nesse setor englobam:

• Análise de invasão de perímetro, fundamentais para obras com grandes extensões;

• Detecção de objeto retirado (bastante útil para monitorar materiais e equipamentos em obras);

• Contagem de pessoas em determinado local, para fiscalizar a presença total das equipes;

• Identificação de placas de veículos e controle de acesso em portões e cancelas;

• Identificação de Equipamentos de Segurança do Trabalho.

Os sensores de áudio também podem ser associados ao videomonitoramento neste setor e auxiliar na identificação de ruídos que indiquem acidentes, como queda de paletes ou pane em equipamentos específicos.

Além disso, é importante investir em uma estrutura de câmeras em obras para permitir uma gestão remota, por meio da qual gestores possam acompanhar a planta através de sites ou aplicativos. Assim, empresas podem ter reduções significativas em seus custos com equipes de fiscalização e manutenção preventiva dos equipamentos.

#3 Mais eficiência para a indústria

Controle de estoques, acesso de pessoas, monitoramento de ambientes restritos e a prevenção de ocorrências adversas são alguns dos benefícios do monitoramento inteligente para a indústria. Assim como a construção civil, a indústria é uma área que lida com diversos ativos, como grande fluxo de pessoas, materiais perigosos, equipamentos de alto valor e planta extensa. Tudo isso requer uma atenção especial na área de segurança.

Vamos a algumas aplicações da análise de vídeo inteligente nesse setor:

• Análise de invasão de perímetro, é possível monitorar a invasão a fábrica ou áreas dentro da fábrica;

• Detecção de objeto retirado, essencial para monitorar materiais de alto valor;

• Contagem de pessoas em determinado local;

• Acesso indevido de pessoas, fora do horário de trabalho (um analítico pode ser configurado para alarmar somente em horários específicos);

• Identificação de pessoas não autorizadas em áreas restritas (um analítico pode reconhecer, por exemplo, um capacete de um visitante em uma área só para funcionários);

• Identificação de placas de veículos e controle de acesso em portões e cancelas.

Ao unir todos os benefícios do vídeo inteligente na indústria, temos uma solução completamente integrada, desde o momento em que os funcionários adentram as fábricas até o ponto em que eles manipulam maquinário pesado. Isso confere agilidade e eficácia no acompanhamento das atividades diárias, algo que seria bastante difícil em condições onde o monitoramento é apenas analógico, pois iria exigir uma equipe extensa de operadores para lidar com todo o monitoramento em tempo real.

#4 Monitoramento Inteligente para Hospitais

A questão da segurança é vital em ambientes no ramo da saúde, pois neles há um constante e alto fluxo de pessoas, sem falar no cuidado com a vida de pacientes e familiares, o que torna primordial o investimento em tecnologias de segurança.

Situações como entrada de pessoas não autorizadas em locais restritos, furto de medicamentos ou objetos pessoais são difíceis de controlar e acabam por representar grandes demandas de esforço e tempo pelas empresas de saúde. Para solucionar isso, os softwares monitoram automaticamente todas as dependências do hospital, gerando alertas específicos para a equipe responsável.

O videomonitoramento em hospitais funciona com inteligencia de software em casos como:

• Monitoramento de perímetro para identificar invasões;

• Identificação de objetos retirados, indicando furtos ou roubos;

• Objetos abandonados, não pensem só em explosivos, mas objetos podem contaminar áreas inteiras de um hospital;

• Reconhecimento de placas e controle de veículos em portões e cancelas;

• Reconhecimento facial para identificação de pacientes, funcionários ou pessoas suspeitas.

Como vimos, nos 4 setores citados acima, o uso de videomonitoramento inteligente pode ser crucial para a segurança patrimonial e de pessoas. No entanto, mesmo em ramos com menos riscos, suas aplicações são bastante benéficas.

Fonte: Grupo Avantia

Notícias Relacionadas

Destaque

Exposec 2024 é o maior palco das novas tecnologias em segurança pública e privada na América Latina

Maior feira internacional de segurança da América Latina acontece de 4 a 6 de junho, no São Paulo Expo; organização…

Destaque

Dahua Technology anuncia primeiro vice-presidente para operação Brasil

Francisco Menezes, com quase 20 anos de experiência na Huawei, assume vice-presidência da Dahua para ampliar novos negócios e vendas…

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…