Amazon proíbe uso de sua tecnologia de reconhecimento facial pela polícia por um ano

Amazon anunciou na última quarta-feira (10) que vai proibir o uso policial de uma tecnologia de reconhecimento facial da empresa, chamada Rekognition, por um ano.

A decisão veio depois de a IBM anunciar em uma carta ao Congresso dos Estados Unidos o encerramento da divisão de pesquisa em reconhecimento facial. A Amazon afirmou em nota que tomou a decisão até que os legisladores tenham adotado um conjunto apropriado de regras sobre a tecnologia.

Nós advogamos que governos deviam implementar regulações mais fortes para tratar o uso ético de tecnologia de reconhecimento facial, e recentemente o Congresso pareceu pronto para aceitar esse desafio”, disse a Amazon.

A Amazon afirmou ainda que vai continuar a permitir que organizações civis possam utilizar a ferramenta. Em nota, a empresa citou iniciativas que fazem resgate de vítimas de tráfico de pessoas ou de crianças desaparecidas.

O anúncio aconteceu em meio a protestos nos EUA sobre violência policial, após o assassinato de George Floyd na cidade de Minneapolis, o que levantou debates e pedidos de reforma policial.

O tema gerou polêmica não só nos Estados Unidos, mas também no Brasil, quando o recurso foi adotado por autoridades durante o carnaval. Para especialistas, é preciso discutir o uso da tecnologia em termos de vigilância e direitos dos cidadãos, além de tratar também os aspectos técnicos, como não permitir que os algoritmos amplifiquem preconceitos e vieses.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

Destaque

Intelbras apresenta soluções de tecnologia inovadoras no Seg Summit 2024

Companhia irá divulgar suas novidades de segurança e portfólio integrado, com ênfase em projetos que utilizam Inteligência Artificial A Intelbras…

Destaque

KORE lança dispositivos conectados para veículos, frotas e ativos

Líder global apresenta câmeras, rastreadores e plataformas dedicadas à gestão logística e à segurança de veículos e cargas Segundo a…

Destaque

Monitoramento e blindagem de caminhões: empresa de telemetria mira R$ 250 milhões com aquisição de blindadora

3S Tecnologia, especialista em telemetria de cargas e caminhões traz blindagem de pesados da Autolife como inovação para o mercado…