Amazon inaugura supermercado controlado por câmeras de segurança e inteligência artificial; veja o vídeo

Nesta semana, a Amazon inaugurou a sua primeira loja de conveniência totalmente automatizada. O Amazon Go é um mini-mercado de 540m² que não tem filas e nem caixas, toda a loja é controlada por câmeras de segurança e um impressionante sistema de Inteligência Artificial.

O seu funcionamento é quase uma versão física do sistema de “compre com um clique”, já disponível nos sites da Amazon, em que o consumidor deixa gravado seus dados de pagamento e apenas seleciona os itens para compra rápida. Na loja, é preciso ter apenas o aplicativo da Amazon Go instalado no smartphone e validar o código QR em uma catraca para entrar. O código identifica o cliente e todos os seus dados, incluindo o cartão de crédito já registrado. Depois disso, é só escolher os itens para compra, e na hora de sair, não é mais preciso qualquer tipo de identificação.

Dentro da loja, a Amazon utiliza sensores, câmeras, tecnologia deep learning e algoritmos de inteligência artificial para rastrear o cliente e tudo que ele seleciona. A loja consegue reconhecer, também, quando o consumidor pega um produto e o coloca novamente na prateleira, evitando cobranças indevidas. Quando o cliente sai da loja, ele recebe um recebido da compra em apenas alguns minutos.

A Amazon não vai dizer muito mais sobre o funcionamento deste sistema de videovigilância, só que envolve sofisticados sistemas de visão computacional e deep learning. Isso significa que não há nenhum chip de rastreamento na mercadoria na loja. É a colocação de itens nas prateleiras e as câmeras no teto que acompanham quem pegou o que. O teto da loja é coberto de câmeras que observam cada movimento do cliente enquanto está no ambiente. Utilizando o código QR que validou na catraca, as câmeras conseguem registrar o que o usuário está comprando.

Alguns repórteres tentaram, com a permissão da Amazon, roubar na loja. Nick Wingfield, do New York Times, escreveu que tentou roubar um pacote de refrigerante de baunilha com uma bolsa de compras, enquanto ainda estava na prateleira e depois enfiava-o debaixo do braço enquanto saía da loja. Seu experimento falhou e, minutos depois, recebeu uma notificação de que ele havia sido cobrado pelo refrigerante.

A primeira loja está localizada em Seattle, nos Estados Unidos, e funciona de segunda a sexta-feira.

Veja o vídeo de apresentação da loja:

Notícias Relacionadas

Destaque

7 vantagens em utilizar RADARES em um projeto de Segurança Perimetral

Ao elaborar um projeto de segurança de uma instalação, a área perimetral é o local que deve receber a principal…

Destaque

Condomínios recorrem a portaria remota para combater a violência

O Brasil está cada vez mais vertical. Nos últimos 35 anos o número de apartamentos no país cresceu 321%, totalizando…

Destaque

Hikvision passa utilizar inteligência artificial e machine learning para aprimorar o autoatendimento de seus clientes

Além do autoatendimento, os clientes também vão contar com suporte de uma equipe especializada em parceria com a Parkseg Academy…