Agentes de segurança podem fazer curso online de prevenção ao novo coronavírus

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, disponibilizou o curso “Medidas Preventivas dos Profissionais de Segurança Pública para minimizar os riscos de contaminação da covid-19” por meio da plataforma EaD. O curso possui carga horária de 2 horas. Para acessar, basta clicar no link. O objetivo é oportunizar mais uma medida de proteção aos profissionais do Sistema de Segurança Pública que estão nas ruas.

No Pará, seguindo o decreto governamental nº 609/2020, foram suspensas férias e licenças-prêmio dos agentes de segurança pública que estão nas ruas para garantir a segurança da população e orientando para aqueles que puderem ficar em casa, se mantenham em distanciamento social. A importância de ampliar o nível de conhecimento sobre o novo vírus é de evitar a contaminação e sua disseminação.

Como medida preventiva, a Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social do Pará (Segup) já disponibilizou 130 mil luvas, 15 mil máscaras e 10 mil litros de álcool 70% aos agentes de segurança, totalizando um investimento de 1 milhão e meio de reais.

“Nós estamos informando à todo o sistema de segurança pública uma versão à distância, EaD, que é um curso desenvolvido pela Senasp, do Ministério da Justiça e Segurança Pública para que todos os agentes de segurança possam realizar esse curso e poder ter mais informações para combater o novo Coronavírus. Nós tomamos as precauções necessárias que estavam ao nosso alcance, com o fornecimento de álcool em gel, máscaras e luvas para a nossa tropa, para aqueles que se expõem e que devem continuar mantendo a segurança da sociedade, que juntamente com as informações e a conduta social que se deve ter, possam estar com a saúde preservada para continuar agindo em favor da população”, afirmou o secretário de estado de segurança pública, Ualame Machado.

O curso oferece orientações aos profissionais de segurança pública, desde a saída para o trabalho, os cuidados ao realizar abordagens e o retorno para casa, importante para não transmitir o vírus, caso infectado, para a família. O material foi concebido e elaborado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Senasp, seguindo as recomendações de médicos e especialistas.

O conteúdo é pequeno (oito páginas) e autoexplicativo, contando com dois módulos: Orientações Gerais & Recomendações de Prevenção. Ao final do primeiro módulo, o aluno avaliará seu conhecimento, seguindo para o módulo seguinte.

Foram utilizados como fontes, guias e protocolos internacionais adotados pela Interpol – Organização Internacional de Polícia Criminal – OICP, criados exatamente para fazer frente a pandemias como o covid-19, nos países que a integram.

O mesmo grupo de bombeiros militares também adaptou e utilizou material produzido pela Immigrations & Customs Enforcement – ICE, do United States Department of Homeland Security, destinado a pandemias em geral.

Notícias Relacionadas

Artigos

Coronavírus não é licença para espionar os cidadãos

Por Dunja Mijatovic Medidas que violam a privacidade sem necessariamente proteger a saúde não são uma solução democrática para o…

Cases

XCMG instala em sua fábrica no Brasil solução da Dyno Security que realiza triagem rápida de temperatura corporal

A XCMG, maior grupo de empresas na indústria de maquinário de construção da China, chegou ao Brasil em 2004 com…

Destaque

Na China, autoridades instalam câmeras dentro das casas de pessoas em quarentena

Em várias cidades da China, governos locais estão instalando câmeras de monitoramento em frente a casas de cidadãos em quarentena…