No Aeroporto de Pequim, passageiros já embarcam sem contato com funcionários

O Aeroporto Internacional de Pequim é o primeiro grande terminal aéreo do mundo a instalar uma estrutura de atendimento completa que dispensa todo contato pessoal durante o ciclo de embarque e desembarque dos viajantes.

A multinacional de tecnologia da informação SITA divulgou a inauguração, em agosto, de uma rede de sistemas a base de reconhecimento facial e outras tecnologias que tornam desnecessária qualquer interação direta entre passageiros e funcionários do aeroporto e das companhias aéreas.

Tá na cara

Denominada SITA Smart Path, a nova facilidade moderniza toda a experiência do passageiro, desde o check-in até a entrada da aeronave. Os passageiros precisam fazer o check-in eletrônico e, em seguida, prosseguir pelo aeroporto por reconhecimento facial.

Segundo informe divulgado à imprensa pela empresa, a partir do cadastro inicial, o rosto do passageiro passaria a funcionar como cartão de embarque. O despacho e a restituição de bagagem, a conferência de passaporte e a checagem de segurança também passa a ser informatizada.

O processo elimina a necessidade de tocar em qualquer equipamento do aeroporto e o contato direto com qualquer pessoa durante toda a jornada do passageiro, práticas essenciais para prevenção do novo coronavírus.

O SITA Smart Path acelerou o tempo de processamento de passageiros no embarque. Segundo a fabricante, a novidade permite que um A380 possa ser embarcado com 400 passageiros em menos de 20 minutos.

Compras no Duty Free

A nova tecnologia beneficia não apenas os procedimentos operacionais de embarque, mas também os de compras dentro do aeroporto.

O recurso permite o pagamento Duty-Free seja feito sem interação pessoal e até sem uso das mãos, já que dispensa a apresentação do cartão de crédito e do dinheiro-vivo para pagamentos. Com isso, o processo de compras e pagamentos fica muito mais rápido e eficiente.

O sistema é formado por 600 pontos de verificação biométrica em todo aeroporto, incluindo 250 portões automáticos, 80 quiosques eletrônicos de verificação de passaporte e 30 estações de entrega de bagagem que irão processar passageiros de voos internacionais. Passageiros com necessidades especiais ou que precisarem de ajuda com a nova tecnologia continuarão sendo ajudados pelos profissionais do aeroporto.

O PEK é o maior aeroporto da China e o mais movimentado da Ásia, com um volume de passageiros superior a 100 milhões entre 2018 e 2020. Em 2019, foi o segundo aeroporto mais movimentado do mundo.

Até o momento, atende 31 companhias aéreas nacionais e 62 estrangeiras, com 133 rotas internacionais e 161 rotas domésticas.

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…