Aeroporto nos Estados Unidos adota câmeras que detectam circulação suspeita

O aeroporto internacional de Green Bay-Austin Straubel (GRB), no estado de Wisconsin, Estados Unidos, adotou uma tecnologia que detecta automaticamente pessoas que andam no sentido contrário ao fluxo em corredores de saída ou em áreas restritas.

Quando isso acontece, não importa o dia ou a hora, o sistema envia um alerta visual e sonoro aos agentes da Administração de Segurança de Transporte e ao Centro de Comunicação de Segurança Pública do aeroporto. No centro de comando, aparece de imediato um vídeo ao vivo mostrando a cena e permitindo uma avaliação antecipada dos riscos.

Aeroportos internacionais têm buscado maneiras de neutralizar ameaças internas rapidamente e garantir a segurança mesmo com orçamento e equipe limitados. Para alcançar esse objetivo de gestão avançada por meio de análise de vídeo, o GRB adotou a plataforma de análise de vídeo savVi, da AgentVi, que trabalha em conjunto com câmeras de vídeo em rede de alta definição da Axis Communications e com o sistema de gestão de vídeo da Milestone. Para o projeto, o aeroporto conta com um conjunto de 140 câmeras fixas, PTZ e térmicas da Axis.

“A maioria das nossas câmeras Axis são fixas e estão em áreas de interesse”, conta Tom Miller, Diretor do aeroporto. “As câmeras PTZ da Axis são utilizadas para visualizar grandes áreas e locais específicos, como perto da pista de pouso e decolagem e nos portões de entrada para veículos”.

A tecnologia avançada permite que o aeroporto detecte indivíduos se movimentando no fluxo contrário ou quando alguém entra numa área restrita sem credencial, o que poderia representar uma grave ameaça à segurança. Graças às múltiplas câmeras Axis na área, a equipe de segurança também pode verificar se algum suspeito se comunicou com outras pessoas nos arredores.

O aeroporto também utiliza câmeras da Axis nas pistas de pouso e decolagem para supervisionar o movimento dos aviões, veículos de serviço e pessoais. O software da AgentVi analisa as imagens das câmeras térmicas para distinguir as pessoas dos automóveis e dos objetos estáticos. O sistema automaticamente envia um alerta à equipe de segurança quando identifica a presença humana em uma zona restrita a veículos.

Além disso, a videovigilância desempenha outras funções críticas ao aeroporto, como investigação de incidentes – escorregões e quedas, por exemplo, permitindo que as autoridades determinem se há responsabilidade do aeroporto, assim como a detecção de fraudes no estacionamento.

O aeroporto de Green Bay-Austin Straubel atende mais de 350 mil embarques anualmente. As duas pistas proporcionam 30 saídas diárias e conexões para destinos em todo o mundo.

Notícias Relacionadas

Cases

Grupo Unidasul adota solução óptica Furukawa em centro de distribuição e em novas unidades no Rio Grande do Sul

Com a expansão de sua rede de supermercados Rissul e de atacarejos Macromix pelo estado do Rio Grande do Sul,…

Destaque

Datacenters precisam de vigilância RSA para garantir segurança

Esta ferramenta do Genetec Security Center combinado ao uso dos sensores existentes ajuda a lidar proativamente com ameaças antes que…

Destaque

Como a tecnologia pode aprimorar a segurança em cidades inteligentes?

Apesar de o conceito de cidade inteligente ser relativamente recente, ele já se consolidou como assunto fundamental na discussão da…