Aeroporto de Florianópolis inicia testes de inspeção com drone

O Aeroporto Internacional de Florianópolis inicia neste mês testes com drones para serviços de inspeção do sítio aeroportuário. Os equipamentos utilizados atenderão as áreas de Segurança, Manutenção, Controle da Fauna e SGSO (Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional).

“Drones em aeroportos e suas imediações são considerados um problema. Para nós, é uma solução. O drone pode ser um grande aliado para melhor efetividade no monitoramento e fiscalização de diferentes áreas do aeroporto”, observa o diretor de Operações do aeroporto catarinense, Fabio Marques.

Entre as vantagens do uso do equipamento estão: registro de locais inacessíveis do sítio aeroportuário, mais agilidade e complementação em inspeções na infraestrutura de pátios, taxiways, áreas de manobra e pistas; além do melhor controle da fauna do entorno do aeroporto.

O uso de drone no aeroporto foi possível a partir de um acordo da Floripa Airport, administradora do complexo, com a Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Florianópolis (Dtcea). A concessionária treinou equipe especializada para pilotar os equipamentos, aprovou os testes junto aos órgãos reguladores e fez os devidos cadastramentos de equipe e equipamentos para autorização dos voos.

Notícias Relacionadas

Destaque

Grupo Prosegur lança solução de custódia de ativos digitais para mercado corporativo

O Grupo Prosegur lançou uma solução abrangente de gestão e custódia de ativos digitais chamada Prosegur Crypto. O serviço é…

Destaque

Intelbras realiza live para profissionais de segurança eletrônica

A Intelbras realiza no dia 24/11 um evento on-line exclusivo para profissionais de segurança eletrônica. Essa edição do future.now on-line terá…

Artigos

Dados são o novo petróleo! O que você tem feito com os seus dados?

Por Christian Visval e Fernando Só e Silva Estamos todos inseridos na denominada “revolução industrial 4.0” ou até melhor, na…