A importância da resolução FULL HD para o mercado de CFTV

Monitoramento, vigilância, segurança estão entre os assuntos do cotidiano das pessoas. Utilizar soluções e medidas de segurança em comércios, residências e condomínios, tornou-se algo fundamental na vida da população brasileira. Mas, como investir em um sistema apropriado para cada negócio ou residência? Essa é uma questão que vem crescendo cada vez mais e está na preocupação das empresas especializadas do ramo.

Em todo sistema de vídeo vigilância, a característica mais importante é a qualidade das imagens gravadas, que posteriormente poderão ser usadas para identificar ou analisar ocorrências diversas. Podemos classificar a relevância da resolução FULL HD pelo seu principal aspecto: a segurança. Com ela os projetos ganham qualidade de imagem, essenciais para garantir a confiabilidade de provas nas mais variadas aplicações, já que será possível, através do zoom digital na imagem, obter mais detalhes que em resoluções inferiores.

Em todos os projetos, há espaço para câmeras de alta definição, que são usadas nos locais mais críticos, onde os detalhes são primordiais. Os ganhos com o uso da resolução FULL HD são evidentes em locais como supermercados, por exemplo, para poder identificar as notas de dinheiro que são manipuladas entre cliente e operador de caixa. Em condomínios, podemos registrar as pessoas que transitam nos diversos acessos do empreendimento. Em shoppings e estacionamentos, facilitar a leitura de placas de veículos em cancelas pelo operador, e demais aplicações, otimizando muito o processo de análise e avaliação de um sinistro quando requisitado em algum tipo de serviço de monitoramento.

Antes, o emprego da tecnologia FULL HD em sistemas de segurança, demandava altíssimos investimentos e atualmente vem se tornando muito acessíveis. De acordo com pesquisas, hoje a fatia de mercado para novas instalações FULL HD é de 6% e até o fim deste ano, espera-se que esse número mais que dobre. E de acordo com as perspectivas do setor, estima-se que até o fim de 2018, os sistemas em Full HD representarão 30% das novas instalações, número relevante para as empresas que fornecem esse serviço. Essa é a grande oportunidade para os profissionais especializados se diferenciarem no mercado.

Clayton Zanardo é marketing de produtos da Intelbras.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como funcionará o “Big Brother”, projeto de vigilância do estado de SP

O programa Muralha Paulista, nome oficial do projeto que é uma espécie de “Big Brother” da Polícia Militar (PM) de…

Destaque

Reconhecimento facial será obrigatório nos estádios a partir de 2025

Lei Geral do Esporte estabelece a adoção da tecnologia em estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas Uma nova…

Destaque

Abese expande cursos de formação para profissionais de segurança eletrônica

Com a contínua necessidade de mão de obra qualificada para suprir vagas do setor, a associação investiu em programas de…