Instalação de totens aumentam a sensação de segurança em Balneário Camboriú

Entre as 100 cidades mais conectadas e inteligentes do país e em quarto lugar no ranking das mais seguras (de acordo com o Urban System), Balneário Camboriú é também uma das que mais inova em tecnologias de segurança e trânsito, com soluções disruptivas.

Implantados há mais de um ano em pontos estratégicos da cidade, os Totens de Segurança, além de terem aprovação de 90% da população, vêm elevando a seguridade e a mobilidade urbana no município que é considerado um dos mais verticalizados do Brasil.

Uma pesquisa da Brain Bureau de Inteligência Corporativa traz dados da eficiência dos totens, que estão instalados em áreas que concentram 45% dos domicílios, alcançando quase 70% dos moradores economicamente ativos.

Realizado em um raio de 500 metros dos equipamentos, o levantamento identificou que 86% da população avaliam que os totens auxiliam na segurança pública, 82% acreditam que o equipamento aproxima a população da polícia e da Guarda Municipal e 76% avaliam que eles inibem atos de violência. No geral, 70% disseram que se sentem mais seguros após a implantação dos equipamentos.

Em relação ao trânsito, 64% dos entrevistados acreditam que o respeito às leis de trânsito aumentou, e 52% creem que o sistema diminuiu acidentes.

“A população vê com bons olhos a novidade. Mais do que isso, 90% estão satisfeitos com a funcionalidade da tecnologia dos Totens de Segurança. Apenas 6% se mostraram indiferentes e somente 4% relataram alguma insatisfação”, detalhou o consultor Marcos Kahtalian, sócio dirigente da empresa responsável pela elaboração da pesquisa.

Segundo ele, a percepção positiva da população reforça que os totens estão contribuindo para elevar os indicadores de Balneário Camboriú, gerando maior atratividade turística para o município, que no ano passado recebeu quatro milhões de visitantes, 20% a mais do que no ano anterior.

Com tecnologia inovadora, os 10 totens funcionam 24 horas por dia, reunindo diversas funcionalidades. Incluem um canal direto para que a população se comunique com o efetivo policial por meio de um botão de emergência. Também há recursos avançados, como registro do fluxo de carros com identificação automática de placas, que auxiliam diariamente na tomada de decisão por parte dos gestores públicos, melhorando a mobilidade urbana e permitindo a identificação de veículos roubados, por meio do cruzamento automático com o banco de dados do Detran.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…