Balneário Camboriú terá primeira avenida controlada pela PM com inteligência artificial

A Polícia Militar se prepara para lançar em Balneário Camboriú um projeto de policiamento preventivo com base em inteligência artificial. O projeto piloto será aplicado na Quarta Avenida, em parceria público privada. Os comerciantes instalarão câmeras mais modernas, que permitirão identificação de placas e reconhecimento facial. As imagens serão controladas pela PM com o objetivo de evitar que os crimes aconteçam.

O software de inteligência artificial que será utilizado no projeto, avisa, por exemplo, se há alguém parado por um tempo maior do que o habitual em frente a uma fachada de loja, fora do horário de funcionamento, evitando arrombamentos. É capaz de mostrar também se há criminosos contumazes ou veículos utilizados em assaltos circulando pela região. O sistema pode ser eficaz em combater, por exemplo, as “saidinhas de banco”. A Quarta Avenida é a que concentra o maior número de agências bancárias em Balneário Camboriú.

A PM já possui o leitor de placas e licença para usar o reconhecimento facial, assim como os monitores para controlar as imagens. O diferencial estará no tipo de câmeras a serem compradas pelos comerciantes e utilizadas pelo projeto, que permitirão uma qualidade de imagens suficiente para o trabalho preventivo.

A ideia é que a polícia aborde os suspeitos antes que cometam algum crime, e provoque uma sensação de “sufocamento”, em que o criminoso perceba que o local está sendo controlado. Essa é uma estratégia diferente da atual, segundo o tenente Rodrigo Schmidt, chefe da Central Regional de Emergências do 12º Batalhão em Balneário Camboriú. Ele trouxe o modelo do Japão, após ter participado de um curso de polícia comunitária.

O projeto piloto na Quarta Avenida servirá para mensurar o upgrade na segurança pública. Se funcionar como o esperado, a ideia do chefe da Central de Emergências é espalhar o programa pela cidade, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Notícias Relacionadas

Destaque

Genetec lança o Cloudlink 110, uma ponte de vídeo compacta gerenciada na nuvem para implantações de baixa densidade

Solução simplifica o gerenciamento de vídeo em sites remotos, reduz a complexidade do hardware e aumenta a eficiência operacional em…

Destaque

Com foco no varejo, SegurPro oferece serviço de monitoramento inteligente para prevenção de perdas

As soluções de segurança eletrônica, integradas ao iSOC da empresa, otimizam custos ao setor, pois permitem monitorar diversos pontos a…

Destaque

Sancionada, lei do Estatuto da Segurança Privada abre caminho para regulamentar setor e reduzir o alto número de empresas clandestinas

Diretor da Came do Brasil, Marco Barbosa exalta importância da nova legislação no mercado nacional, hoje com mais de 11…