Jovem de 25 anos morre esmagada por portão eletrônico em Brasília

Uma jovem de 25 anos morreu esmagada pelo portão eletrônico da própria residência, no Park Way, bairro de classe média alta de Brasília na madrugada deste domingo (28/10). Marcella Azambuja, de 25 anos, não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado por um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com informações de familiares, a vítima chegou em casa por volta das 1h45, quando ocorreu a tragédia.

O portão é do tipo basculante. Com medo de assalto, a jovem tinha o costume de acionar o equipamento para fechá-lo e entrar correndo. Não se sabe o que ocorreu, mas o portão fechou em cima dela.

Marcella não resistiu aos ferimentos

Bacharel em direito, Marcella Azambuja é neta de Therezinha May, pioneira do Distrito Federal. A família decidiu doar os órgãos da jovem.

A Polícia Civil investiga as circunstâncias do caso. De acordo com a corporação, uma equipe foi chamada para ir até a Quadra 15, por volta das 5h. No local, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou a morte da jovem. “O portão estava caído sobre ela”, diz a ocorrência.

Em maio 2010, outra tragédia envolvendo portão eletrônico abalou moradores da capital federal. Na tarde de um domingo um garoto de apenas 4 anos morreu esmagado por um portão eletrônico que também era do tipo basculante.Estes fatos trazem a tona a discursão do uso de dispositivos de segurança para portões eletrônicos. Muitos dos que adquirem um portão eletrônico evitam o uso de dispositivos do tipo fotocélula, pois segundo eles o uso deste acessório torna entrada no imóvel vulnerável.

Os fabricantes por sua vez, buscam tornar o uso destes dispositivos mais confiáveis. A Rossi por exemplo, tem como recurso em suas placas a função Fail Safe, que evita o funcionamento do automatizador caso o dispositivo de fotocélula não esteja em pleno funcionamento. O fabricante também dispõe de fotocélulas sem fio que facilita a instalação.

Outro recurso disponível em grande parte dos fabricantes de automatizadores é a embreagem, que pode ser eletrônica ou mecânica. A embreagem permite regular a força do automatizador e caso haja um obstáculo o portão pode parar, e em alguns parar e recuar.

*Com trechos do site Metropoles 

Notícias Relacionadas

Destaque

Genetec lança o Cloudlink 110, uma ponte de vídeo compacta gerenciada na nuvem para implantações de baixa densidade

Solução simplifica o gerenciamento de vídeo em sites remotos, reduz a complexidade do hardware e aumenta a eficiência operacional em…

Destaque

Com foco no varejo, SegurPro oferece serviço de monitoramento inteligente para prevenção de perdas

As soluções de segurança eletrônica, integradas ao iSOC da empresa, otimizam custos ao setor, pois permitem monitorar diversos pontos a…

Destaque

Sancionada, lei do Estatuto da Segurança Privada abre caminho para regulamentar setor e reduzir o alto número de empresas clandestinas

Diretor da Came do Brasil, Marco Barbosa exalta importância da nova legislação no mercado nacional, hoje com mais de 11…