Com recorde de público, congresso catarinense reúne empresários para debater sobre segurança eletrônica

No dia 16 de agosto ocorreu o 7º Congresso Catarinense das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança em Santa Catarina. Um dos eventos mais importante do mercado de segurança eletrônica do estado registrou recorde de público recebendo mais de 260 pessoas, em sua grande maioria empresários e gestores do segmento.

O evento foi uma realização do SIESE-SC (Sindicato das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança de Santa Catarina) e contou com o apoio da ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), da Revista Segurança Eletrônica e da Revista Só Aqui Condomínios. Além disso, as empresas CDVI, Tyco, Segware, Inside, Digital Sat, Kiper, Khronos, Fulltime, FT, Seletron, Radioenge, Monif e BkVent expuseram suas soluções e novidades.

As palestras que ocorreram ao longo do Congresso foram curtas com pausas para debates através da mediação de profissionais com conhecimento dos temas apresentados. Para um maior dinamismo, expectadores enviavam suas dúvidas pelo aplicativo de mensagem WhatsApp e o mediador expunha a dúvida para o esclarecimento dos especialistas.

A presidente do SIESE-SC, Barbara Locatelli, deu abertura ao Congresso divulgando as ações do recém homologado sindicato que enfrenta agora o desafio de firmar sua primeira convenção. Também esclareceu que enquanto a convenção não é firmada, a orientação é seguir a CLT e reajustar os salários anualmente conforme a inflação pelo índice INPC. Barbara assumiu a presidência do SIESE-SC em novembro de 2017 e em sua apresentação fez uma homenagem ao presidente anterior, Jackson Ristow, que batalhou pela homologação no Ministério do Trabalho, reconhecendo também o trabalho de todas as diretorias anteriores bem como do presidente fundador do SIESE-SC, seu pai, Dênis Locatelli. Barbara agradeceu também pela presença e apoio constante da ABESE, através de sua presidente Selma Migliori, e das diretorias do SIESE-SP e SIESE-PR.

As primeiras palestras foram sobre temas jurídicos. Iniciando com o tópico “Impactos da Reforma Trabalhista e a Regulamentação da Segurança Eletrônica”, a apresentação foi realizada pelo Dr. José Lázaro de Sá, que é advogado, sócio fundador da Banca S&A Advogados, jurídico da ABESE, e especialista em direito empresarial pelo INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisas, Extensões em Mediação e Arbitragem), pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais e pela FGV, além de especialista em Gestão de Projetos pela USP. Lázaro atua com foco em soluções estratégicas, atendendo empresas e grupos empresarias de diferentes portes.

Em seguida, foi abordado o “Impactos Tributários Novo Simples Nacional”, pela Dra. Patrícia Roccato, advogada e contabilista, especialista em direito tributário, sócia-diretora da Stil Consultoria e Sartori & Roccato Advogados Associados, advogada da ABESE e especialista no setor da segurança eletrônica.

Após as palestras jurídicas abriu-se o debate para tirar dúvidas dos presentes. Com experiência de 6 anos à frente da gestão do SIESE-SC e recebendo questionamentos diários de empresários catarinenses, o mediador do debate foi Jackson Ristow.

A última palestra da manhã foi sobre Internet das Coisas na Segurança, com o especialista Paulo Pugliesi, que há 25 anos ajuda clientes globais a superar os riscos tecnológicos emergentes. O profissional é PhD em Segurança da Informação pela Universidade de Londres e Mestre em Computação pela Unicamp, sócio da consultoria em risco tecnológico da KPMG, diretor da ISACA no Rio de Janeiro e líder do comitê de segurança da ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas.

A tarde iniciou com o show dos irmãos Pipolo. O experiente Michel Pipolo, advogado, oficial da reserva do exército brasileiro, coautor do livro “Competitividade em Gestão de Serviços: SLA e SLM”, vice-presidente da ABSEG e sócio-diretor do Grupo GPS falou sobre “Competitividade em Gestão de Serviços” e Igor Pipolo, que é consultor em segurança empresarial e investigação empresarial, com 25 anos de experiência no setor militar, em organizações públicas e multinacionais, e que desenvolveu estudos de centro de comando e controle para a polícia, análises de segurança das cidades que hospedaram a Copa do Mundo e gestão de serviços da Polícia Civil e sistema penitenciário, realizou uma apresentação sobre “Segurança em Grandes Eventos”. O mediador desse debate foi o entusiasta e vice-presidente do SIESE-SC, Odirley Rocha.

Além dos temas jurídico, tecnologia, estratégia e gestão, também houve o tema comercial. O palestrante internacional Marcos Sousa, especialista em vendas, comportamento e programação neurolinguística (PNL) e diretor da ALAS (Associação Latino-americana de Segurança) e ABSEG (Associação dos Profissionais de Segurança), expôs estratégias para fechar mais vendas de segurança.

Com muita desenvoltura, novidades e dicas práticas, Leandro Branquinho apresentou “Ideias Poderosas de Marketing Digital”. Branquinho, que já foi eleito um dos gigantes das vendas no Brasil, é mentor de vendedores, ensina prospecção e criatividade em vendas. O CEO da Revista Segurança Eletrônica Christian Visval foi o mediar desse debate.

O 7º Congresso Catarinense encerrou em clima de festa, com sorteios e um coquetel que permitiu expandir os relacionamentos entre os profissionais presentes no evento. “Estou à frente da organização do Congresso Catarinense desde a primeira edição em 2011 e posso dizer que este foi o melhor! Além do recorde de público, destaco a qualidade das palestras, com pessoas que dão show de conhecimento e desenvoltura. Tiveram muitos elogios dos participantes que estavam vidrados e os debates enriqueceram ainda mais o dia. Temos a missão da evolução constante e já estamos iniciando o planejamento do 8º Congresso, que tenho certeza, será ainda melhor”, disse Barbara Locatelli, presidente do SIESE-SC.

Notícias Relacionadas

Destaque

Genetec lança o Cloudlink 110, uma ponte de vídeo compacta gerenciada na nuvem para implantações de baixa densidade

Solução simplifica o gerenciamento de vídeo em sites remotos, reduz a complexidade do hardware e aumenta a eficiência operacional em…

Destaque

Com foco no varejo, SegurPro oferece serviço de monitoramento inteligente para prevenção de perdas

As soluções de segurança eletrônica, integradas ao iSOC da empresa, otimizam custos ao setor, pois permitem monitorar diversos pontos a…

Destaque

Sancionada, lei do Estatuto da Segurança Privada abre caminho para regulamentar setor e reduzir o alto número de empresas clandestinas

Diretor da Came do Brasil, Marco Barbosa exalta importância da nova legislação no mercado nacional, hoje com mais de 11…