O que é tendência em segurança perimetral?

Dentro do setor de soluções de segurança, a segurança perimetral, às vezes, tende a ficar em segundo plano. Para muitos clientes, o conceito de proteger o perímetro vem depois de soluções de vigilância por vídeo e sistemas de controle de acesso. Mas isso não diminui de forma alguma sua necessidade. Na verdade, em locais de alto risco, como infraestrutura crítica, o uso de soluções de segurança perimetral é fundamental.

A importância desse segmento torna crucial que os integradores de sistemas compreendam as tendências atuais nele contidas. De acordo com Stewart Dewar, gerente de produtos para PIDS Solutions da Senstar, a integração e a disposição em camadas de diferentes tecnologias de detecção de intrusão no perímetro oferecem aos clientes as melhorias mais significativas na segurança do local.

“O benefício é claro: combinar tecnologias econômicas reduz os alarmes incômodos. Ao mesmo tempo, a força de cada tecnologia pode ser aproveitada”, disse Dewar. “Enquanto isto é definitivamente assim, para fornecer as soluções certas de perímetro para os clientes, os integradores devem estar cientes das tendências atuais neste campo”.

Qual tecnologia está em tendência na segurança perimetral?

De acordo com Dewar, algo que está recebendo muita atenção é o aumento de sensores PIDS físicos com análise de vídeo. Os avanços na visão computacional aprimoraram as capacidades de análise de vídeo, ao mesmo tempo em que diminuíram o custo, disponibilizando a tecnologia para clientes anteriormente carentes.

“Nesses cenários, os sensores PIDS continuam sendo o principal meio para detectar possíveis intrusões, enquanto a análise de vídeo aprimora e caracteriza a detecção de invasões”, acrescentou ele. “Por exemplo, o rastreamento de pessoas e veículos pode melhorar a precisão de rastreamento e classificação, a PTZ automática melhora a cobertura de vigilância e reduz os recursos de pessoal de segurança, e o reconhecimento de placas permite a lista negra de veículos em um local”.

Desenvolvimentos em algumas áreas tecnológicas modernas, como a inteligência artificial (IA), também estão desempenhando um papel fundamental nesse sentido. De acordo com Martin Lomberg, GM para EMEA na Southwest Microwave, a IA para análise de vídeo se mostrou popular nos últimos anos. Avanços como reconhecimento automático de placas e reconhecimento facial estão crescendo em demanda. No entanto, ele acrescentou que a precisão ou confiabilidade de tal tecnologia pode ser um risco, já que essas soluções continuam sendo refinadas.

“Também estamos vendo locais remotos, como torres de telecomunicações e pequenas instalações de utilidades, exigindo o uso de dispositivos autônomos (às vezes alimentados por energia solar) com alarmes sendo transmitidos usando uma rede GSM para criptografia de sinal digital, comunicações aprimoradas e para evitar instalação dispendiosa”, acrescentou Lomberg.

O que é tendência no mercado de segurança de perímetro?

Falando sobre o que é visto no mercado no momento, Dewar disse que a iluminação de perímetro inteligente tornou-se um divisor de águas no setor, já que os novos produtos fornecem recursos de dissuasão e detecção em um único pacote.

“As luminárias instaladas ao longo do perímetro fornecem iluminação uniforme para os sistemas de vigilância de câmeras, enquanto os acelerômetros incorporados detectam e localizam qualquer tentativa de corte, escalada ou de levantamento da cerca”, disse ele. “A tecnologia LED de baixa tensão mantém baixos os custos de instalação e operação, oferecendo recursos de dissuasão responsivos, como ajuste instantâneo de intensidade e alarme estroboscópico. Ao anunciar a possíveis intrusos que eles foram detectados e que sua localização é conhecida (e presumivelmente está sendo registrada), os sistemas aumentam o valor da infraestrutura existente de cercas e vídeos”.

Outra tendência que a Dewar encontra no mercado é a mudança no papel dos sensores de detecção de intrusão montados em cercas. Esses sensores continuam a crescer em popularidade, já que normalmente oferecem o melhor “barulho” para segurança do perímetro. Novos desenvolvimentos neste campo incluem soluções simplificadas para detecção em áreas de portões (por exemplo, sensores de porta sem fio) e soluções de fibra de alcance mais econômicas para locais menores – tudo isso está levando a um aumento crescente de verticais emergentes como data centers, hubs de distribuição e fábricas.

Para Lomberg, o aumento da penetração dos sistemas IP continua sendo uma tendência importante no mercado. Como em muitas indústrias em todo o mundo, os sistemas IP e o Power Over Ethernet (POE) também estão se tornando a expectativa para o mercado de segurança de perímetro. Esses sistemas reduzem os requisitos de dutos e fiação, reduzem o tempo de instalação, minimizam os erros de conectividade e, portanto, os custos gerais. No entanto, isso aumenta a possibilidade de ataques cibernéticos e, portanto, as discussões em torno da segurança do perímetro estão se expandindo para incluir a proteção da rede.

Como mencionado anteriormente, a evolução da análise de vídeo está fazendo a diferença no setor. Há clientes que podem preferir usar a análise de vídeo juntamente com outros dispositivos, como o radar, como sua principal solução de segurança de perímetro. No entanto, Lomberg adverte que esta não seria a melhor ideia devido a vários fatores.

“Muitos clientes estão confiando em análise de vídeo ou radar para detectar intrusos indesejados; no entanto, essas tecnologias geralmente provocam altas taxas de alarmes incômodos devido a fatores ambientais, como clima, folhagem e vida selvagem ”, disse Lomberg. “Para uma detecção precisa, os sensores de detecção de intrusão de perímetro confiáveis ​​devem ser a principal fonte de detecção na linha da cerca, já que esses sistemas podem oferecer taxas de alarme de baixo incômodo e serem calibrados para características únicas do local”.

Ele acrescentou que a análise de vídeo ou os dispositivos de radar seriam, então, uma ótima ferramenta de avaliação complementar para rastrear o movimento de um invasor, uma vez que eles são detectados pelos sensores de detecção do perímetro. Esses sistemas poderiam então ser integrados a uma interface de software para gerenciamento e monitoramento eficazes.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente

Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…

Cases

Pure Storage ajuda o AC Milan a inovar dentro e fora do campo com IA

A Pure Storage anunciou a modernização da infraestrutura de TI do AC Milan, um dos principais e mais históricos clubes…

Destaque

Tecnologia inteligente busca reduzir acidentes por excesso de peso nas rodovias

O acidente na BR-277, onde um caminhão tombou sobre uma van que levava os atletas de remo de Pelotas (RS),…