Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 terá reconhecimento facial sem precedentes

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 utilizarão um sistema de reconhecimento facial de grande velocidade para os 300.000 atletas, funcionários da organização e jornalistas, uma iniciativa sem precedentes na história do evento e que pretende melhorar a segurança e a eficácia.

O sistema, que foi apresentado nessa semana em Tóquio, estará presente na entrada das 43 instalações da competição, da Vila Olímpica e dos centros de imprensa, mas não será aplicado aos espectadores.

“É a primeira vez que o reconhecimento facial será utilizado para o conjunto de pessoas credenciadas no conjunto das instalações”, afirmou Tsuyoshi Iwashita, diretor de segurança dos Jogos Olímpicos Tóquio-2020.

O sistema servirá tanto para reforçar a segurança como para facilitar as idas e vindas entre as diferentes instalações, espalhadas por toda a megalópole japonesa.

O reconhecimento facial, que consiste em confirmar a identidade comparando o rosto da pessoa com a foto do chip em sua credencial, evitará “as entradas fraudulentas” com cartões roubados ou falsificados, informou o grupo japonês NEC, que desenvolveu a tecnologia.

O sistema precisará de apenas 0,3 segundo para proceder a a comprovação, uma velocidade sem comparação no mundo, afirmou Masaaki Suganuma, vice-presidente da empresa.

“O dispositivo garantirá uma entrada rápida, que será necessária no calor intenso do verão”, destacou a NEC.

Em julho e agosto o Japão registra temperaturas entre 35ºC e 40ºC à sombra, com umidade de mais de 80%.

Notícias Relacionadas

Destaque

Genetec lança o Cloudlink 110, uma ponte de vídeo compacta gerenciada na nuvem para implantações de baixa densidade

Solução simplifica o gerenciamento de vídeo em sites remotos, reduz a complexidade do hardware e aumenta a eficiência operacional em…

Destaque

Com foco no varejo, SegurPro oferece serviço de monitoramento inteligente para prevenção de perdas

As soluções de segurança eletrônica, integradas ao iSOC da empresa, otimizam custos ao setor, pois permitem monitorar diversos pontos a…

Destaque

Sancionada, lei do Estatuto da Segurança Privada abre caminho para regulamentar setor e reduzir o alto número de empresas clandestinas

Diretor da Came do Brasil, Marco Barbosa exalta importância da nova legislação no mercado nacional, hoje com mais de 11…